Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Ovnis abatidos eram balões espiões da China, dizem EUA

 

Autoridades dos Estados Unidos acreditam que os 2 ovnis (objetos voadores não identificados) derrubados desde a 6ª feira (10) eram versões pequenas de balões espiões chineses. A declaração foi dada pelo senador Chuck Schumer, líder da maioria no Senado norte-americano, em entrevista à ABC neste domingo (12.fev).

O congressista comparou o tamanho dos objetos com o suposto equipamento abatido pelos EUA na Carolina do Norte e do Sul em 4 de fevereiro. 

Segundo ele, o programa de vigilância chinês deverá ser fechado por causa da detecção dos supostos balões. “Acho que os chineses foram pegos mentindo, é um verdadeiro retrocesso para eles”, declarou o congressista.

Chuck afirmou que há a possibilidade de o país vigiar não somente os EUA, mas também o resto do mundo. Disse que o governo norte-americano não tinha conhecimento sobre a presença de balões “até alguns meses atrás” e não desconfiar de uma possível espionagem foi um erro. Por isso, as Forças Armadas e a inteligência do país estão focadas em investigar a situação. 

Em 10 de fevereiro de 2023, um objeto foi identificado e retirado do ar sobre o território do Alasca. No dia seguinte (11.fev), outro foi avistado no Canadá e também foi abatido.

Os governos dos países não identificaram a autoria dos objetos identificados até o momento da publicação desta reportagem. 

A China também identificou neste domingo e se prepara para derrubar um objeto não identificado na província de Shandong, na costa marítima de Rizhao, no leste do país. O governo chinês emitiu um alerta a pescadores da região, segundo relatou o jornal estatal chinês Global Times em seu perfil no Twitter. 

A derrubada dos possíveis balões criou um imbróglio diplomático. Os EUA acusam o governo chinês de invasão do espaço aéreo. Segundo o país asiático, o objeto era usado para estudos meteorológicos e teve a trajetória alterada por correntes de vento.

Embora tipicamente associado a uma nave de procedência extraterrestre na linguagem popular, um ovni (ou UFO, na sigla em inglês) define qualquer objeto voador que não possa ser imediatamente identificado. Pode incluir balões meteorológicos, aeronaves militares, veículos privados ou fenômenos naturais. 

Em 2022, os Estados Unidos receberam 510 relatos de objetos voadores não identificados, segundo um relatório do DNI (Diretor da Inteligência Nacional, na sigla em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário