Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Operação Elefante Branco prendeu 40 acusados



Polícia Civil do Rio Grande do Norte desarticula quadrilha interestadual de venda de drogas que atuava de dentro dos presídios do Ceará e RN

Operação Elefante Branco prendeu 40 acusados

Por Shirlene Marques

A 4a. Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Pau dos Ferros concluiu, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Elefante Branco que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o Rio Grande do Norte. As atividades do último dia da operação foram realizadas nos dois Estados, de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas de dentro das unidades prisionais dos dois Estados nordestinos. 

Para realizar a Operação, que cumpriu no total, 33 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, mais de 20 delegados e cerca de 130 agentes de investigação uniram-se, durante três dias, à equipe de policiais de Pau dos Ferros, através da coordenação operacional do delegado Odilon Teodósio, com apoio do delegado Lenivaldo Pimentel, coordenador do NIP e do delegado José Carlos de Oliveira, diretor da DEPCIN.

A ação contou com apoio de grupos especializados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Polícia Civil do Ceará. Somente nesta sexta-feira, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão na capital Fortaleza e nas cidades de Limoeiro do Norte, Pacatuba e Maracanau (Ceará) e nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros (RN), e ainda o bloqueio de 05 contas bancárias utilizadas para a movimentação financeira do tráfico de drogas. 

Os trabalhos da sexta-feira resultaram na prisão de 24 acusados. Destes, 17 já estavam presos e receberam mandados de prisão preventiva dentro das unidades prisionais, 16 no RN e 01 no Ceará. No RN, 09 estavam em Pau dos Ferros, 02 no Encanto, 01 em Caraúbas, 01 em Patú, 01 em Caicó, 01 no Presídio de Parnamirim e 01 em Natal. No Estado do Ceará, 01 mandado foi expedido para um preso que está no Presídio de Itaitinga.

Dos que estavam em liberdade, 02 em Mossoró e 02 prisões em flagrantes na capital cearense.

CONEXÕES - As investigações que duraram cerca de 6 meses, foram coordenadas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da 4a. DRPC, em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da DENARC de Fortaleza. “Fomos verificando que os homicídios e roubos que estavam acontecendo em nossa Região estavam intimamente ligados ao tráfico de drogas, mas que os traficantes que atuavam na cidade, eram os pequenos varejistas. Assim, decidimos descortinar a lógica entre tráfico local e crimes, e descobrimos que a fonte abastecedora estava sendo coordenada de dentro de presídios no Ceará”, detalhou o delegado de Pau dos Ferros

Segundo Inácio Rodrigues, as investigações resultaram em vários flagrantes no decorrer dos trabalhos, que fundamentados em provas, mostraram a ligação de compra e venda entre detentos, revelando que o esquema de distribuição dos entorpecentes faz parte do crescimento da atuação do PCC, com sede em São Paulo, nos estados nordestinos.

ROTA DA DROGA – As investigações revelaram que a droga saia do Paraguai, passava pelo Mato Grosso, São Paulo e seguia para Fortaleza. Da capital cearense, a droga era distribuída para cidades como Mossoró, chegando até Pau dos Ferros.

“Todo o trabalho de compra, venda e distribuição da droga era feita pelos criminosos de dentro dos presídios. De lá eles comandavam todo o comércio ilegal, dando ordens e fazendo acompanhamento de toda a movimentação financeira”, detalhou o delegado Inácio Rodrigues. Para que todo o trabalho da quadrilha fosse produtivo, elementos faziam o papel de “patrão” e outros de “subordinados”, todos interligados.

DESFECHO PROGRESSIVO DA OPERAÇÃO:

Primeira parte - Com o objetivo de desarticular a quadrilha, a Operação Elefante Branco foi inicialmente deflagrada na quarta-feira (29) nas cidades de Pau dos Ferros e Doutor Severiano e resultou na prisão de 14 acusados por tráfico. De acordo com a Polícia, as prisões efetuadas na quarta visavam os pequenos varejistas da cidade.

Segunda parte – Na madrugada da quinta-feira (30), na cidade de Aquiraz-CE policias civis do Rio Grande do Norte e do Ceará invadiram o laboratório do grupo cearense e apreendem 17kg de crack, 3kg de material usado para o refino da droga, microondas, balanças e materiais plásticos usados para molde e resfrio da droga. O motorista do grupo e o guardião da droga estão presos em Fortaleza. 

Terceira parte – Foi deflagrada, na manhã do dia (31) sexta-feira, o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão das pessoas que foram consideradas pela investigação como líderes pelo abastecimento dos traficantes varejistas da cidade de Pau dos Ferros. Foram presas nessa última etapa da operação 22 pessoas. 

CONHEÇA ALGUNS ACUSADOS DE INTEGRAR A QUADRILHA NO CEARÁ E SUAS FUNÇÕES:

Olívio Beserra: conhecido como Barão do Tráfico e hoje pela alcunha de Moringa. Preso no ano de 2010 na Operação Stone, por tráfico ilícito de entorpecentes. Ele comanda o tráfico do presídio de Itaitinga/CE. Adquire cocaína, crack e maconha de Truta e Negão Bahia do estado de São Paulo e distribui no estado do Rio Grande do Norte para Alcimar (custodiado no presídio Pitimbu, Natal/RN) e Bebé do Lanche (custodiado no CPRPF, em Pau dos Ferros/RN).

Negão Bahia, Josimar de Sousa Lopes: Chefia uma rede que é responsável por transportar o entorpecente do estado de São Paulo à cidade de Fortaleza, onde a distribui a vários traficantes, dentre eles Olívio.

Truta, Robson de Jesus Jordão: é o fornecedor da Canabis Sativa (São Paulo). Foi preso em 08 maio deste ano, em Foz do Iguaçu com mais três pessoas por corrupção ativa.

Kleriston, Vando, Marcola e Ana Cristina: são integrantes da equipe de Olívio e atuam na distribuição do comércio varejista de Fortaleza/CE e tinham o papel de distribuir drogas para Alcimar e Bebé do Lanche no RN.

Vando: contato diário de Olívio: Vando é o responsável pela guarda, pesagem, conferência e separação da droga. Reside com a esposa, Marluce Quirino, na cidade de Aquiraz/CE, em imóvel alugado por Moringa para servir de bunker da droga trazida do sudeste.

Kleriston: O principal gerente de Moringa: Além de entregar a droga aos adquirentes, traficantes varejistas, Kleriston é responsável por realizar cobranças e efetuar o pagamento aos fornecedores Truta e Negão Bahia.

Marcola: Preso recentemente em Itapipoca/CE por adulteração de documento público (CNH), Marcola é o motorista da empresa. De posse da droga, a entrega aos compradores, possuindo contato diário com Kleriston e Olívio. Eventualmente também faz cobranças aos adquirentes de drogas.

Ana Cristina Marcelino Rats, conhecida como Loura: Responsável pela movimentação bancária do bando.

CONHEÇA ALGUNS ACUSADOS DE INTEGRAR A QUADRILHA NO RIO GRANDE DO NORTE E SUAS FUNÇÕES:

Alcimar Salviano de Araújo: Custodiado em Natal/RN, adquire a droga de Olívio Beserra, revendendo-a a pessoas das cidades de Mossoró, Pau dos Ferros e Natal. A base de trabalho está em Mossoró, onde recebe ajuda de Rodolfo e Luanda para distribuir drogas para o Pastor Neudo e Leonardo Cardoso em Pau dos Ferros. 

-Rodolfo: Responsável pela guarda e revenda dos entorpecentes.

-Luanda: É responsável por realizar saques e depósitos em contas bancárias apontadas pelo patrão para recebimento de valores e pagamentos de dívidas.

LISTA COM OS NOMES DAS PESSOAS PRESAS NA OPERAÇÃO ELEFANTE BRANCO:

OLÍVIO BESERRA DE QUEIROZ – Itaitinga no dia 31.05.2013.
ROBSON DE JESUS JORDÃO – preso em Foz do Iguaçu no dia 08.05.2013.
ANTÔNIO MARCOS RODRIGUES DE HOLANDA – Aquiraz no dia 30.05.2013.
VANDO – Aquiraz no dia 30.05.2013.
ALCIMAR SALVIANO DE ARAÚJO – Natal no dia 31.05.2013.
RODOLFO DA SILVA BEZERRA – Mossoró no dia 31.05.2013.
LUANDA MARINA DE ARAÚJO SALDANHA – Mossoró no dia 31.05.2013.
FRANCISCO CÁSSIO – Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
FRANK MATHEU SAVELINO DA COSTA - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
MENOR F. A. P.S - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
SANÁRIO MAURICIO DE SOUZA - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
EDSON ALVES DE FREITAS - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
MARCELO COUTINHO DA SILVA - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
EDINALDO DE ASSIS ARAUJO BRITO - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
JOSÉ JACINTO MARTINS DE OLIVEIRA – Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
MARIA IVONEIDE ALVES - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
EDSON DAMIÃO DE OLIVEIRA DINIZ DA SILVA - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
LUANA VANESSA MEDEIROS DE OLIVEIRA - Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
GILSON NEUDO SOARES DO AMARAL – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
SABRINA MIKAELA ASSIS SOBRINHA – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
FRANCISCO ROMILSON FERREIRA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
FRANCISCO DE ASSIS SOUZA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
LEONARDO CARDOSO DA SILVA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
CIVÂNIO PEREIRA DE ANDRADE – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
ANTÔNIO MANIÇOBA DE OLIVEIRA FILHO - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
JOSEILSON MALVINO DA SILVEIRA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
FLÁVIO REINALDO DE OLIVEIRA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
COSMA NOELMA JACINTO DE OLIVEIRA – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
ROMERO BATISTA DA SILVA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
JOSÉ WELTON DE SOUZA RÊGO - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
JOSÉ FLORÊNCIO DA COSTA - Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
RÉGIA NEIDE COSTA SANTOS – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
SUERLI LEITE DE MEDEIROS – Pau dos Ferros no dia 31.05.2013.
FRANCISCO THIAGO DA SILVA – Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
VINÍCIUS DE ANDRADE- Pau dos Ferros no dia 29.05.2013.
ÍTALO LEONARDO PEREIRA DA SILVA- Pau dos Ferros no dia 31.05.13

Um comentário: