Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Polícia Civil conclui Operação Elefante Branco com 40 prisões

Quadrilha interestadual de venda de drogas que atuava de dentro dos presídios do Ceará e RN.

A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Pau dos Ferros concluiu, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Elefante Branco que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o Rio Grande do Norte. As atividades do último dia da operação foram realizadas nos dois Estados, de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas de dentro das unidades prisionais dos dois Estados nordestinos.
Para realizar a Operação, que cumpriu no total, 33 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, mais de 20 delegados e cerca de 130 agentes de investigação uniram-se, durante três dias, à equipe de policiais de Pau dos Ferros, através da coordenação operacional do delegado Odilon Teodósio, com apoio do delegado Lenivaldo Pimentel, coordenador do NIP e do delegado José Carlos de Oliveira, diretor da DEPCIN.
A ação contou com apoio de grupos especializados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Polícia Civil do Ceará. Somente nesta sexta-feira, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão na capital Fortaleza e nas cidades de Limoeiro do Norte, Pacatuba e Maracanau (Ceará) e nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros (RN), e ainda o bloqueio de 05 contas bancárias utilizadas para a movimentação financeira do tráfico de drogas.
Os trabalhos da sexta-feira resultaram na prisão de 24 acusados. Destes, 17 já estavam presos e receberam mandados de prisão preventiva dentro das unidades prisionais, 16 no RN e 01 no Ceará. No RN, 09 estavam em Pau dos Ferros, 02 no Encanto, 01 em Caraúbas, 01 em Patú, 01 em Caicó, 01 no Presídio de Parnamirim e 01 em Natal. No Estado do Ceará, 01 mandado foi expedido para um preso que está no Presídio de Itaitinga. Dos que estavam em liberdade, 02 em Mossoró e 02 prisões em flagrantes na capital cearense.
CONEXÕES - As investigações que duraram cerca de 6 meses, foram coordenadas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da 4a. DRPC, em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da DENARC de Fortaleza. “Fomos verificando que os homicídios e roubos que estavam acontecendo em nossa Região estavam intimamente ligados ao tráfico de drogas, mas que os traficantes que atuavam na cidade, eram os pequenos varejistas. Assim, decidimos descortinar a lógica entre tráfico local e crimes, e descobrimos que a fonte abastecedora estava sendo coordenada de dentro de presídios no Ceará”, detalhou o delegado de Pau dos Ferros


Segundo Inácio Rodrigues, as investigações resultaram em vários flagrantes no decorrer dos trabalhos, que fundamentados em provas, mostraram a ligação de compra e venda entre detentos, revelando que o esquema de distribuição dos entorpecentes faz parte do crescimento da atuação do PCC, com sede em São Paulo, nos estados nordestinos.
ROTA DA DROGA – As investigações revelaram que a droga saia do Paraguai, passava pelo Mato Grosso, São Paulo e seguia para Fortaleza. Da capital cearense, a droga era distribuída para cidades como Mossoró, chegando até Pau dos Ferros.
“Todo o trabalho de compra, venda e distribuição da droga era feita pelos criminosos de dentro dos presídios. De lá eles comandavam todo o comércio ilegal, dando ordens e fazendo acompanhamento de toda a movimentação financeira”, detalhou o delegado Inácio Rodrigues. Para que todo o trabalho da quadrilha fosse produtivo, elementos faziam o papel de “patrão” e outros de “subordinados”, todos interligados.



Por Shirlene Marques (Polícia Civil)

Um comentário: