Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Semarh investe 2,5 milhões na Modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta‏





GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS



RELEASE
Natal (RN), 17 de outubro de 2013

 Semarh investe 2,5 milhões na  Modernização do  Perímetro Irrigado de Cruzeta
O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Leonardo Rêgo visitou na manhã de ontem (16) as obras de recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta. Este projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), por meio do Programa Semiárido Potiguar (PSP) e para isso está investindo R$ 2,5 milhões, através de acordo de empréstimo entre o estado e o Banco Mundial. Com esta ação, serão beneficiados diretamente 23 irrigantes e indiretamente 41 famílias.
Acompanhado dos consultores do Banco Mundial, Erwin De Nys, Ages Velloso e Luis Loyola e de Técnicos do Programa Semiárido Potiguar (PSP), o secretário se reuniu com o Prefeito de Cruzeta e com os membros da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Cruzeta- APICRUZ para tratarem do projeto e discutir as ações que estão sendo desenvolvidas.
De acordo com Carlos Nobre, consultor do PSP, o objetivo deste projeto é a auto-sustentação do sistema de irrigação. “Para isso estão sendo implementadas características mais modernas que permitam a utilização mais eficiente e uso racional da água” disse Carlos.
A principal mudança será no método de irrigação utilizado. Atualmente é a infiltração por sulco. Neste método a água é distribuída na área irrigada através de canais que banham toda área a ser cultivada. O novo sistema é irrigação localizada, onde a água é distribuída somente na zona das raízes das plantas cultivadas, evitando assim o seu desperdício.
“Este projeto é muito abrangente pois além das obras físicas ainda oferece suporte de ordem técnica, ambiental e financeira para os envolvidos” ressaltou Leonardo Rêgo.
Para Erwin De Nys, especialista em recursos hídricos do Banco Mundial, a preocupação do Banco é assegurar que esse projeto dê certo do ponto de vista econômico e sustentável . “A intenção é que os irrigantes se sintam confortáveis e bem adaptados à seca, com conhecimento para gerir bem todo o açude, não só o canal”, disse ele.
O projeto prevê a recuperação e ampliação da rede de energia elétrica, aquisição de equipamentos de irrigação, recuperação do canal principal, assistência técnica e ações de educação ambiental. Pelo Programa, também foi contratado um Engenheiro Agrônomo que está prestando assistência técnica, relacionada à produção, aos agricultores e está desenvolvendo um trabalho de reorganização da APICRUZ.
O Canal principal do perímetro tem 9 km de extensão onde atualmente os produtores cultivam principalmente: tomate, feijão, macaxeira, milho, melancia, melão e pimentão. Entre as culturas perenes estão o plantio de mamão, goiaba, banana, acerola e manga. Paralelo à atividade agrícola, a maioria dos agricultores têm atividade de pecuária em pequena escala, como forma de incrementar a receita familiar.
Perímetro Irrigado é uma área coletiva onde os trabalhadores desenvolvem atividades de irrigação para produção agrícola. Em geral a água usada para a atividade advém de uma fonte específica, seja um rio, açude ou até um poço.
O Perímetro Irrigado de Cruzeta foi implantado pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) em 1978 e abrange uma área irrigável de 124 hectares dividida em lotes de 5,43 hectares em média. A sua fonte de água é o Açude Cruzeta, localizado no município de Cruzeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário