Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Você tem melasma: entenda o problema que causa manchas

O que é melasma?

O melasma surge em forma de manchas que normalmente aparecem no rosto e no pescoço por aumento de pigmentação. Nos mesmos locais das manchas, ocorre também o aumento de vasos. A condição é mais comum em mulheres do que em homens e costuma aparecer por volta dos 30 anos.

Melasma tem cura?

Infelizmente, ainda não existe cura para o problema, mas é possível controlá-lo. Trata-se de uma condição genética, ou seja, depende da predisposição individual das pessoas e também de questões hormonais, por isso que é mais comum em mulheres.
Devido às diversas mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação, ela também pode ser um desencadeante deste problema de pele
"É importante ficar atento para ver se os familiares têm melasma e se a sua pele é parecida com a deles. Se a resposta for sim para as duas perguntas, a pessoa precisa tomar cuidado para não desenvolver", explica a dermatologista Adriana Salgado.

Melasma: precauções

Entre as precauções está evitar raios UVA, UVB e até a luz visível. No dia a dia, a recomendação da dermatologista é usar sempre protetor solar de fator de proteção acima de 30.

Como tratar melasma?

No tratamento do melasma são usadas substâncias clareadoras aplicadas em consultório como peeling químico, laser fracionado, luz intensa pulsada e microagulhamento para penetrar substâncias na pele sem que ocorra descamação.
A forma de tratar o melasma varia de pessoa para pessoa e não pode ser escolhida aleatoriamente. Por exemplo, a luz intensa pulsada piora o melasma subclínicio, mas melhora os vasos que surgem por causa da condição. Portanto, os dermatologistas devem fazer uma avaliação detalhada antes de iniciar qualquer um dos procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário