Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

'Já havia acontecido antes', diz mulher que presenciou choque elétrico que matou adolescente em quadra em Natal




Prefeitura disse que vai apurar o caso e que detectou que poste onde o jovem escorou tinha sinais de ligação irregular, conhecido como 'gato'.
Moradores da comunidade do Leningrado, no bairro Planalto, na Zona Leste de Natal, disseram que o poste que gerou a descarga elétrica que matou o adolescente de 16 anos na noite de segunda-feira (9) já apresentava esse problema há algum tempo.
Eles contaram ainda que essa havia sido a primeira vez que Joan Guilherme Lima havia ido ao local, para jogar futebol com um time de amigos em uma competição tradicional.
Na tarde desta terça (10), equipes da Companhia Energética do RN (Cosern) e da Prefeitura de Natal, responsável pelo equipamento, foram até o local para desligar a energia elétrica do trecho.
Em nota, a prefeitura do Natal disse que determinou a apuração das causas do ocorrido e das responsabilidades e que verificou "mau uso do equipamento público com a existência de uma ligação clandestina, 'gato', possivelmente em função de furto da fiação da iluminação da quadra".
O Município informou ainda que a Secretaria de Assistência Social prestará assistência à família.

'A gente ficou muito desesperado'
Jadna Geovana, que mora na comunidade do Leningrado há seis anos, presenciou o choque sofrido pelo adolescente - ela assistia o marido jogar futebol na quadra. Jadna disse que ainda tentaram alertar Joan sobre o problema, mas não foi possível.
"Eu estava sentada no banco, de frente ao poste, quando aconteceu. Ele apenas se sentou no poste e começou a levar um choque. Ele até disse: 'Ai...", mas não completou a frase, já foi se deitando, eletrocutado, e ali ficou deitado", contou.
Jadna falou que as pessoas tentavam tirá-lo dali, mas sentiam receio de serem vítimas também.
"A gente tentou, mas todo mundo estava com medo de puxar e também levar um choque. Chegou um rapaz e deu um empurrão nele com o pé para sair dali. Os meninos levaram ele na UPA [de Cidade da Esperança] de carro para tentar socorrer, mas quando chegaram lá, ele já estava sem vida".
"Foi muito triste, a gente ficou muito desesperado, porque não tinha nada para fazer ali naquela situação. Uma vida inteira e aconteceu esse trágico acidente", lamentou.

Problema é antigo
Jadna contou que o "problema já havia acontecido" antes. "Os meninos têm mania de, às vezes, se escorarem para descansar, levam choque e saem. Assim que ele sentou, eu avisei que dava choque, só que já foi tarde", disse.
O porteiro Janderson Andrade, que também faz parte do Movimento de Luta por Moradia, alertou que a quadra está em condições precárias há "muito tempo".
"Já faz muito tempo que a quadra infelizmente está nessas condições. Várias pessoas já relataram a nós, no dia a dia de convivência, que já levaram choque e infelizmente ontem [segunda] teve essa situação com o Joan Guilherme, que veio participar de um evento esportivo que é tradicional aqui", disse.
Ele conta que as luzes da quadra acendem por volta das 18h automaticamente e que toda a praça é frequentada por famílias e crianças, mas a quadra, principalmente, tem maior frequência de quem pratica esportes.
O porteiro diz que não lembra sequer a última vez que o local passou por qualquer tipo de manutenção, a não ser uma limpeza.
"Essa situação não pode acontecer novamente. Para resolver esse problema, a quadra tem que ser reformada e entregue novamente com tudo novo".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário