Páginas

segunda-feira, 20 de março de 2023

ABRASEL solta nota que mostra o sentimento de vergonha de toda sociedade. Até quando?

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel-RN) emitiu uma nota sobre a onda de ataques criminosos que vem sendo registradas no estado. Por meio de afirmações duras, a entidade cobra ao Governo do RN ações mais incisivas para conter o problema. Além disso, a instituição ainda fala sobre os prejuízos financeiros que os empreendimentos do setor vem sofrendo desde a pandemia até agora. Confira:

Adivinhe, quem vai pagar o prejuízo mais uma vez?

Esse é um filme que já assistimos durante a pandemia e a historia se repete! Impossibilitados a trabalhar mas obrigados a pagar as contas. E não venham dizer que cada ocasião é boa para pedir dinheiro.

Nunca pedimos e nunca recebemos. Não queremos esmolas nem facilitações, só a possibilidade de trabalhar em segurança, garantir o proveito nosso e dos colaboradores. 

Em reunião da semana passada com o Governo do Estado, junto com outras entidades do comercio e turismo, além do uso das Forças Armadas para conter a onda de violência, foi solicitado a única representantes do Governo Federal que estava presente, a possibilidade, junto ao Ministério competente, para adiar (e não isentar) o pagamento do imposto que deve ser pago hoje, 20 de Março. Como sempre acontece, a mais ampla disponibilidade em verificar, belas palavras mas nada de concreto. O dia 20 chegou e o pagamento deve ser honrado! Se não pagar corre juro e multa e o risco de ver cancelados os parcelamentos anteriores.

O transporte de nossos funcionários não é garantido de forma integral e isso aumenta consideravelmente os custos, sendo obrigados a usar meios de transportes alternativos ou em alguns casos a impossibilidade de abrir os comércios para quem trabalha de noite. Esse serviço nuca voltou a normalidade desde a Pandemia. Mas esse é outro assunto.

Sem falar do setor hoteleiro que já registrou cancelamentos para os próximo futuro, de até 40%. Números destinados a aumentar se a situação não será normalizada.

A politica infelizmente não entende (ou não quer entender…) que nosso setor é feito pela maioria de empresas enquadradas como Micro e Pequenas empresas que precisam vender em um dia para poder fazer as compras no dia seguinte, já fragilizadas e pagando ainda a conta da pandemia.

Faz mais de dois anos que muitos donos de bares e restaurantes, como também outros setores, lutam para garantir o próprio digno e merecido “pró-labore”. Não queremos entrar na parte técnica mas é isso mesmo, acreditem se quiser.

Como em passado, mais uma vez não recebemos alguma resposta por parte das instituições. Claro, não é referido ao incansável trabalho que as várias forças de segurança estão efetuando mas sim para quem tem a responsabilidade de Governo que passado o problema esquece totalmente do estrago que foi feito.

Não queremos entrar na questão de como garantir a segurança publica, não temos essas competências mas exigimos o direito de nossas empresas funcionar, a população sair das próprias casas com tranquilidade e nossos colaboradores ter a possibilidade de vir trabalhar. 

Todas as atividades comerciais, de qualquer natureza elas sejam, movem a economia de um pais e não podemos aceitar o fato que, considerados sempre como “lazer” ou “não indispensáveis”, somos deixados para trás.

Até quando?

ABRASEL no RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário