Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2023

Operação prende 13 suspeitos de integrarem facção responsável por ataques no RN

 

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (22) prendeu 13 pessoas suspeitas de integrarem a facção criminosa apontada como responsável pelos ataques no Rio Grande do Norte. Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Desde o dia 14 de março, criminosos realizam ataques contra prédios públicos, comércios e veículos em Natal e cidades do interior do Rio Grande do Norte. Ao menos 292 casos foram confirmados pelo governo até a última segunda (20). Mais de 50 cidades foram atingidas.

Dois homens também foram presos em flagrante durante a ação desta quarta (22). Segundo o Ministério Público do RN, os alvos da Operação Sentinela são suspeitos de fazerem parte do Sindicato do Crime. Armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro foram apreendidos.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau.

Outros cinco mandados não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados. Segundo o MP, essas pessoas já são consideradas foragidas da justiça.

Segundo os investigadores, foi apurado que alguns presos violaram o sistema de monitoramento eletrônico, antes e durante os ataques dos últimos dias. Ainda de acordo com eles, a maioria das pessoas detidas na ação já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns cumpriam pena em regime semiaberto com o uso de tornozeleiras eletrônicas.

As investigações que resultaram na operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade, que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 31 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

Outra operação realizada pela polícia na última sexta-feira (17), prendeu 17 pessoas que teriam envolvimento com a facção. Na ocasião, um suspeito morreu em confronto com policiais.

G1RN

R.Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário