Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Pau dos Ferros na contramão da crise
















Enquanto centenas de Prefeitos, das mais diversas regiões do Brasil, se dirigem à Brasília em busca de soluções, junto ao Governo Federal, para uma das mais sérias crises enfrentadas pelos municípios brasileiros, a cidade de Pau dos Ferros resiste a essa grande turbulência.

As constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, tem criado muitas dificuldades para muitas cidades, tornando inviável, até mesmo o pagamento dos funcionários, onde, em algumas cidades, estes pagamentos chegam a atrasar vários meses.

Uma amostra dos prejuízos sofridos pelas cidades brasileiras, temos a Pau dos Ferros. Comparando os períodos de Janeiro a Setembro de 2009, com o mesmo período de 2010, o FPM, apenas Pau dos Ferros, teve perca de aproximadamente 400 mil reais.

Porém, mesmo com todas estas dificuldades impostas pelo Governo Federal, Pau dos Ferros continua o seu crescimento em ritmo acelerado. Com dezenas de obras em andamento, distribuídas em todos os bairros da cidade, além da realização de grandes eventos e, nunca esquecendo de seus fornecedores e funcionários, no compromisso de sempre honrar, mensalmente, os seus pagamentos, a cidade mostra-se preparada para esse momento conturbado.

Prova deste preparo, é em relação à convocação de novos funcionários efetivos. Com o concurso público realizado em 2008, o Prefeito Leonardo Rego já realizou a contratação de quase 300 novos funcionários e outros continuam a serem admitidos. “Estamos abrindo novas oportunidades de emprego para os pauferrenses, além de suprir a necessidade de trabalhadores em vários setores da administração” afirmou o Secretário de Administração, Cláudio Alexandre.

Além disto, todos os funcionários são pagos, rigorosamente em dia. Realidade bastante diferente da que muitos municípios enfrentam. Foi definido um calendário de pagamento e o mesmo é seguido rigorosamente. Situação semelhantes com os fornecedores e prestadores de serviços, onde a Prefeitura tem mantido o compromisso e honrado com todos eles em dia.

Outra grande realização da Prefeitura de Pau dos Ferros, mesmo diante de toda a turbulência financeira, foi a realização da edição 2010 da FINECAP. Evento de proporções nacionais, que contou com atrações como Aviões do Forró, Garota Safada, Solteirões do Forró e outras bandas, e foi totalmente custeado com recursos do município. “Sem dúvidas, umas das maiores e mais organizadas edições da FINECAP. Um show de cultura, lazer e negócios”, comentou o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Ismaelson Rego.

Outras atividades realizadas exclusivamente pela Prefeitura em meio a tantas dificuldades financeiras, são os programas sociais. Criado e implantado este ano, o Programa Família Luz, que paga o fornecimento de energia elétrica dos lares mais necessitados, já beneficia mais de 150 famílias, mensalmente.

A Secretária de Assistência Social, Emília Suzana, ainda destaca o Reforma Cidadã, que oferece recursos para as famílias carentes, para reformarem suas casas. “Apenas em 2010, ano de sua implantação, 250 famílias receberam o auxílio e, para 2011, pretendemos ampliar o número de benefíciados” informou Emília. Ela finaliza afirmando que este dois programas são custeados apenas com recursos municipais.

A organização e estruturação financeira do município, não se revertem apenas aos investimentos sociais e culturais. A saúde também tem recebido especial atenção. A contratação de profissionais, aquisição de medicamentos para unidades de saúde, e construção de novas e modernas unidades de saúde, são provas disso. “Recentemente inauguramos a Unidade de Saúde Mãe Cristina, um grande investimento fruto da boa gerencia dos recursos municipais” explicou o Secretário de Saúde, Fabrício Torquato.

Outros postos de saúde já estão em andamento. Entre elas, a Unidade de Saúde do São Benedito, um investimento superior aos 300 mil reais. Ao mesmo tempo, no sítio barragem uma nova unidade de saúde vem sendo construída. Há pouco tempo, foi inaugurada a nova Central de Regulação dos Serviços de Saúde. Local onde os moradores obtêm a autorização para realização dos mais diversos exames e procedimentos médicos

Dezenas de obras, em grande maioria com recursos exclusivamente do município, vem sendo realizadas, sejam na zona urbana ou rural, de Pau dos Ferros. Na zona rural do município, esquecida nas gestões anteriores, já recebeu várias obras. Neste momento, a Prefeitura vem tocando a construção de uma passagem molhada no sítio Jatobá. Somando-se a isto, ao longo de todo ano, já realizou a recuperação de, aproximadamente 200 Km de vias, desta forma, melhorando todas as estradas rurais da cidade.

“Um compromisso firmado com o agricultor, e que estamos honrando. Benefícios realizados exclusivamente com recursos da Prefeitura” ressaltou o Secretário de Agricultura, Jodaci Rego.

E as obras não param por ai. Neste momento, dezenas de ruas são pavimentadas. A começar pela zona rural, com a pavimentação do Perímetro Irrigado. Além disto, outras várias ruas já receberam pavimentação este ano e outras estão sendo calçadas. No Bairro Nações Unidas, a Rua Estados Unidos foi pavimentada com recursos municipais.

Nos esportes, a Secretária de Educação, Francisca Dantas, destaca as três quadras poliesportivas que estão sendo construídas, além de outras que já foram construídas, como a do Bairro do Alto do Açude. “Neste momento, além das quadras, o ginásio Prof. João Faustino, construído em 1986, passa por sua primeira grande reforma e modernização” enfatizou a Secretária.

Na educação, os investimentos são na valorização e capacitação dos professores. Além da aquisição de novos veículos e reforma de todas as unidades de ensino da rede municipal. Neste momento, a creche modelo, no Bairro são Geraldo, é a maior obra da educação, recebendo um investimento superior a um milhão de reais.

De acordo com o Prefeito Leonardo, “é muito difícil citar todas as realizações da nossa administração. Porém, temos a certeza que os investimentos já melhoraram, de forma significativa, a vida do povo de Pau dos Ferros”, disse.

“Estamos dando uma prova, que é possível administrar um município e, mesmo diante de tantas dificuldades, realizar obras, manter os compromissos com funcionários, fornecedores e prestadores de serviço em dia. Prova de um trabalho sério e responsável” finalizou Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário