Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Reveja essa matéria

De farda, deputado que defende a ditadura preside sessão da Câmara por quase 2 horas


Pedro Ladeira/Folhapress
O deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) preside sessão da Câmara
O deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) preside sessão da Câmara
"Deputado, capitão, presidente, são muitos títulos!" A alegre saudação de um colega combinava à perfeição com o semblante do deputado Capitão Augusto (PR-SP) na tarde desta terça-feira (16), momentos após ele deixar a Mesa Diretora do plenário da Câmara.
Apesar de não ser integrante da cúpula da instituição, Capitão Augusto presidiu a sessão por quase duas horas, devidamente fardado.
Desde que assumiu o mandato ele dispensa o tradicional terno e gravata dos demais colegas e usa o traje recheado de condecorações e insígnias da PM paulista.
O comando de Capitão Augusto ocorreu na parte de debates da sessão que antecede o período de votações. A função é desempenhada mediante convite dos integrantes da cúpula da Câmara e é disputada pelos deputados do chamado "baixo clero", o grupo de pouca expressão política nacional.
Antes havia presidido a sessão o deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), esse da Polícia Civil.
Capitão Augusto repassou a presidência da sessão a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) às 17h22 com um efusivo aperto de mão.
Ao descer para o plenário, a Folha conversou com ele sobre o simbolismo de seu breve comando de uma sessão da Câmara, mesmo local fechado 47 anos atrás pelo Ato Institucional número 5, editado no período mais severo da ditadura militar.
"O que para vocês é golpe, para nós é a revolução democrática de 64. Nós salvamos o Brasil do comunismo", afirma Capitão Augusto. "Não houve ditadura no Brasil, o que houve foi um regime militar".
Na visão do deputado, o Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945) pode ser considerado uma ditadura. Os 21 anos (1964-1985) dos generais-presidentes, não. "Ditadura pressupõe ditador, poder concentrado na mão de um só. No regime militar houve alternância no poder, o Congresso manteve-se aberto, o Judiciário manteve-se aberto, e até a imprensa tinha liberdade, desde que não enaltecesse o regime comunista."
Questionado apenas sobre uma das incorreções de sua declaração, já que o Congresso foi fechado por dez meses pelo AI-5, com cassações em massa de deputados e senadores, ele minimizou: "Foi só por um pequeno período."
Capitão Augusto, que tenta fundar o Partido Militar Brasileiro, diz, porém, não ser favorável à volta dos militares ao poder nem às torturas ocorridas na ditadura. Mas ressalva que elas não foram uma ação de Estado.
"Isso ocorre quando há ordem de cima pra baixo que é para perseguir, torturar e matar. Foram fatos isolados, não institucionalizados."
Na semana passada, o plenário da Câmara foi palco de outra polêmica quando, sob a presidência de Eduardo Cunha, a bancada religiosa suspendeu a sessão em protesto contra manifestações LGBT. O ato foi finalizado com a reza de um Pai-Nosso.
Cunha é evangélico, defende posições conservadoras e atua alinhado à bancada da bala. Sob sua gestão já foram aprovados diversos projetos de endurecimento do Código Penal. Atualmente, ele atua na linha de frente da proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário