Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

VÍDEO: anúncio da morte de Fidel Castro foi feito pelo irmão, Raúl

Líder cubano morreu na noite de sexta-feira (25), em Havana.
Fidel Castro tinha 90 anos.

 

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. (Veja vídeo acima)
"Com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro, visivelmente emocionado.
O presidente cubano disse que o corpo do líder histórico da Revolução será cremado, segundo sua "vontade expressa", e que nas próximas horas divulgará ao povo a "informação detalhada sobre a organização da homenagem póstuma a Fidel".
Últimas imagens
As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Antes, ele foi visto em um ato público no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Em abril, durante o XVII Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.
"A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova de que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso", afirmou Fidel Castro na ocasião.
Desde que ficou doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste de Havana.
Veja a íntegra do anúncio na TV cubana:



Linha do tempo, Fidel Castro (Foto: Arte/G1)Linha do tempo, Fidel Castro (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário