Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pau dos Ferros realiza campanha Fique Sabendo




A Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros realizou, nesta Quarta-feira, 01/12, a campanha Fique Sabendo. Neste dia, que é comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS, a Secretaria promoveu inúmeras ações como forma de conscientizar as pessoas sobre os riscos desta doença, além de estimular a busca por um diagnóstico precoce.

Na Unidade de Saúde Dr. Pedro Diógenes, foram realizados aproximadamente 110 testes rápidos para diagnóstico da AIDS. “Nossa previsão era realizar cerca de 60 exames durante o dia. Ultrapassamos os 100. Sem dúvidas, podemos considerar que a mobilização foi um sucesso” destacou Tereza Mesquita, Coordenadora da Secretaria de Saúde.

Além da realização dos exames, que apresentava o resultado após 15 minutos após a coleta, todas as pessoas que passaram pela unidade de saúde, receberam panfletos educativos, além de preservativos e instruções da melhor forma de prevenir-se contra a AIDS, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. As informações eram repassadas por Assistentes Sociais e Enfermeiros da própria secretaria.

“Campanhas como esta são ótimas porque a gente fica bem-informado”, afirmou o estudante Tiago Brito. Ele complementou reafirmando a importância dos exames, que quanto mais cedo descobrir o diagnóstico, segundo ele, mais fácil será o tratamento.

No centro da cidade, nos locais de maior movimentação, a Secretaria de Saúde realizou mobilizações com os Agentes de Saúde. Eles realizaram a entrega de panfletos aos cidadãos, além de convidar as pessoas a realizar o exame e ficarem atentas aos cuidados com a prevenção. Ao longo do dia, as rádios da cidade, divulgaram a campanha e convidavam as pessoas a participarem e realizar o teste rápido.

Para o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, houve uma grande aceitação por parte da população. “O trabalho surtiu efeito não apenas junto à população mais jovem. A população mais experiente também procurou a unidade para realizar o exame e mostrou-se interessada em conhecer mais sobre a AIDS, o que é ótimo”, frisou.

Com os bons resultados alcançados com a campanha, a Secretaria estuda a implantação, em uma Unidade de Saúde do município, um espaço onde possa realizar, diariamente, os testes rápidos contra a AIDS. “Desta forma, a população terá condições de realizar, a qualquer tempo, o seu exame”, comentou Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário