Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Norte-coreanos celebram 101 anos do nascimento de fundador


Coreia do Norte tem dia de festas por aniversário de nascimento do fundador Foto: Reuters
Coreia do Norte tem dia de festas por aniversário de nascimento do fundador
Foto: Reuters
A Coreia do Norte comemora nesta segunda-feira (data local) o 101º aniversário do nascimento de seu fundador, Kim Il-sung, com festas iniciadas à meia-noite por Kim Jong-un, seu neto e atual líder do país, que lhe rendeu tributo em seu mausoléu, o Palácio do Sol de Kumsusan, em Pyongyang.

Kim Jong-un, acompanhado por membros da elite militar do país, visitou o palácio onde descansam os corpos embalsamados tanto de seu avô como de Kim Jong-il, seu pai e antecessor, para fazer "uma grande homenagem e a mais humilde reverência", informou a agência estatal KCNA.

A KCNA descreveu que o jovem líder, cuja idade se estima em 29 ou 30 anos, e altas autoridades militares apresentaram oferendas de flores em nome das principais instituições do país com faixas dizendo: "Os grandes camaradas Kim Il-sung e Kim Jong-un sempre estarão conosco".

Hoje de manhã, cidadãos vestidos com trajes tradicionais coreanos depositaram flores na grande estátua de bronze do fundador e as principais ruas de Pyongyang amanheceram decoradas com bandeiras, cartazes e flores, segundo descreveram os poucos meios de imprensa com presença na cidade.

Conhecido como "o Dia do Sol", em 15 de abril é comemorado com diversas atividades na Coreia do Norte o aniversário do nascimento de seu fundador, considerado o feriado mais importante no país.

Nascido em 1912, Kim Il-sung fundou o Estado comunista norte-coreano em 1948 sob sua própria doutrina "juche" - uma versão do socialismo baseada na autossuficiência - e presidiu o país até sua morte em 1994.

Foi então que seu filho, Kim Jong-il, tomou o comando e foi líder da Coreia do Norte até morrer em dezembro de 2011, e assim abrir passagem para seu filho mais novo Kim Jong-un, o seguinte elo nesta peculiar dinastia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário