Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sistema de monitoramento eletrônico entra em operação na Cidade de Mossoró/RN


Câmeras estão instaladas em locais estratégicos da cidade; com grande sensibilidade, elas auxiliarão no policiamento ostensivo
Wilson Moreno

CÂMERAS SERÃO controladas pelo BPM


Implantado com o objetivo de otimizar as atividades do policiamento ostensivo, o projeto de monitoramento eletrônico instalado nos principais pontos de Mossoró foi inaugurado ontem. O sistema consiste em seis câmeras de monitoramento, já instaladas na cidade, com grande sensibilidade em locais estratégicos, dentre outras ferramentas, onde os índices de ocorrências policiais são grandes.
Os dispositivos instalados em Mossoró são considerados uma extensão do projeto do Departamento de Trânsito Nacional (DETRAN- RN) e Secretaria de Segurança Pública para Natal, onde a atuação dos aparelhos das empresas Perkons e Serttel, que formam o consórcio atuante na região, já gerou redução de 60% nas ocorrências policiais. "Essa mesma técnica nós implantamos em Natal e conseguimos evitar 17 suicídios na Ponte Newton Navarro", disse o secretário Estadual de Segurança, Cristóvão Praxedes.
Ele disse ainda que a intenção da implantação do sistema de monitoramento é diminuir a criminalidades e que há possibilidade futura de aumentar o número de câmeras para outros locais da cidade. "Nós estamos trazendo uma tecnologia de primeiro mundo, é o que a população espera da segurança pública", continuou.
Para o coronel da Polícia Militar, Eliezer Rodrigues, um dos responsáveis pela instalação, o município vai ganhar muito: "Em junho fizemos uma instalação experimental num corredor onde acontece a maioria dos eventos de Mossoró, verificando redução de assaltos, roubos, infrações no trânsito e também na movimentação no tráfico de drogas. Sem dúvida, as câmeras vão contribuir para o aumento da segurança", afirma.
Além das câmeras, o projeto prevê a implantação do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP), que funcionará nas dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar. Ao todo, o Detran RN investiu 21 milhões em Natal e Mossoró para disponibilizar modernas estruturas de segurança eletrônica. "Será uma nova estrutura que abrigará o trabalho das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Itep, em um só órgão, justamente na tentativa de otimizar o serviço. É uma certeza de que o policiamento chegará mais rápido ao local quando for solicitado o serviço, e qualquer conflito de imediato, terá uma viatura, já que terá mais possibilidade de chegar, através do contato via rádio. Isso é inclusive uma fonte de geração de emprego para o efetivo", disse o comandante geral na Polícia Militar no RN, coronel Araújo.

AS CÂMERAS — As câmeras estão instaladas na Rua Coronel Gurgel, no Teatro Lauro Monte Filho, Rua Santos Dumont, Avenida João Marcelino, imediações do Mercado Central, Praça Felipe Guerra. "A escolha dos pontos de instalações das câmeras foi pelos pontos críticos, cruzamentos, locais onde existem mais ações de marginais, imediações de banco. Ou maior fluxo de pessoas", afirmou o tenente Rabelo.
As câmeras contarão com zoom de até 30 vezes e ângulo de 360 graus na horizontal, e 180 graus na vertical, com a possibilidade de mostrar em detalhes objetos na mão de pessoas a 500 metros de distância, e sistema de alimentação ininterrupta, que garante seu funcionamento mesmo em caso de queda de energia. Proporcionarão além de segurança, monitoramento e supervisão do fluxo do trânsito. O gerenciamento das imagens captadas é feito por meio de um software de monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados que permite operacionalizar o conjunto de câmeras de alta tecnologia.

Gazetadooeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário