Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O vereador da Policia Militar do RN Cabo Jeoás está de parabéns por lutar por sua categoria

ASSEMBLÉIA DISCUTE PROPOSTA DE CARREIRA ÚNICA PARA POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES 

 A reestruturação da carreira militar foi foco de audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (25), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O debate, proposto pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) em parceria com o vereador Cabo Jeoás (PCdoB) que é presidente da frente parlamentar da segurança na Câmara Municipal de Natal, reuniu entidades representativas, praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para discutir a possibilidade de ingresso único nas carreiras. A proposta que tramita no Congresso Nacional, é alvo de debate constante nas casas legislativas do país.
Com opiniões diversas sobre o tema, oficiais e praças têm posicionamentos opostos à unificação da forma de se ingressar na Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros. Enquanto os oficiais defendem que a reestruturação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros não modifique a forma de ingresso, onde há a possibilidade da sociedade disputar vaga no Curso de Formação de Oficiais, os praças acreditam que o mais justo seria abrir a possibilidade para que os membros da corporação possam crescer de acordo com a capacitação e tempo de serviço.
O presidente da Associação dos Bombeiros Militares do RN, Dalchem Viana explanou sobre as vantagens da carreira única e expôs os benefícios econômicos da proposta para o Estado.
“Sou contra e acredito que a discussão sobre o ingresso único na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é inócua, até porque poucos atualmente chegariam a ser oficiais. O ideal é que lutemos pelo fortalecimento da instituição, isso que é importante”, argumentou o presidente da Associação dos Oficiais Militares do RN, Capitão Antoniel Moreira. “Não vejo como uma discussão inócua. Acredito que temos que esclarecer todos os pontos para que a população saiba o que está em discussão e faça seu juízo de valor”, rebateu o vereador Cabo Jeoás que é praça da Polícia Militar.
O Vereador ainda destacou que a proposta busca o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública, tendo em vista que a população clama por melhorias no sistema atual, e essa proposta integra um conjunto de medidas que busca a modernização das instituições e do atual modelo de segurança pública.
No debate, Cristiane Dantas ponderou os argumentos de ambos os lados. Enquanto os praças acreditam que o modelo atual é desagregador, ao determinar que um subtenente com 29 anos de carreira e mais de 47 anos de idade seja subordinado a um jovem com 22 anos de idade sem nenhuma experiência profissional e que é tenente, os oficiais acreditam que a proposta poderá dissolver vantagens da carreira de oficial.
Para o Deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB), que também participou da discussão, é necessário que o debate seja levado a toda a sociedade para que parlamentares e população tenham condições de opinar de maneira embasada.
“Em Assembléias Legislativas de outros estados essa proposta vem sendo amplamente discutida há cerca de três anos. O tema é controverso e essa Casa, que debateu a situação pela primeira vez, vai acompanhar essa discussão e abrir sempre espaço para que os posicionamentos sejam expostos. O nosso objetivo principal é contribuir para que a sociedade, que é a principal interessada, seja atendida por uma segurança pública de qualidade”, disse a deputada Cristiane.
Como encaminhamento da audiência pública será entregue um relatório da audiência a comissão de modernização e legislação da Secretaria Estadual de Segurança para subsidiar os debates da comissão. A Deputada deve apresentar uma moção de apoio ao Projeto de Lei 6690/2002 que tramita no congresso nacional que versa sobre a carreira única. Além de ter sido proposto o debate de outros temas sobre Segurança Pública naquela casa legislativa, como, por exemplo, a instituição em lei de uma carga horária de 40h semanais para os Policiais e Bombeiros militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário