Páginas

sábado, 21 de novembro de 2015

Seca...Serrinha dos Pintos é 15ª município a entrar em colapso no abastecimento!

No quarto ano consecutivo de seca, a companhia está com 76 cidades abastecidas através de rodízio, sendo 25 cidades localizadas na região do Alto Oeste potiguar, 11 na região Agreste, 12 na Central, 13 no Oeste e 16 no Seridó.
Serrinha dos Pintos é a 15ª cidade atendida pela Caern a entrar em colapso no abastecimento por falta de água nos dois açudes que atendiam a cidade: o Camarão e o Walter Magno. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) mantém ainda o abastecimento no distrito de Serrinha do Canto, no município de Serrinha dos Pintos, que recebe água do açude Poção com racionamento porque o volume de água está com nível baixo, podendo secar em pouco tempo, segundo informou o gerente regional da Caern, Esmeraldo Alves do Nascimento.
No quarto ano consecutivo de seca, a companhia está com 76 cidades abastecidas através de rodízio, sendo 25 cidades localizadas na região do Alto Oeste potiguar, 11 na região Agreste, 12 na Central, 13 no Oeste e 16 no Seridó.
O colapso atingiu 10 cidades do Alto Oeste e 05 no Seridó. Enquanto permanecer o colapso, a Caern manterá o faturamento suspenso e o abastecimento passa à responsabilidade das respectivas prefeituras junto a Defesa Civil do Estado e Exército que atendem a população, em caráter emergencial, por meio de carros-pipa.
POÇOS
Segundo dados do engenheiro da Caern Anderson Araújo de Souza, para amenizar a crise da água em Pau dos Ferros e região, foram perfurados alguns poços. Mas a água apresentou-se salobra, sendo imprópria para consumo.
As demais cidades que estão em colapso são: Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas; Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.
As 76 cidades do Estado abastecidas em sistema de rodízio, recebem água em períodos ou dias alternados para aumentar o tempo de permanência do produto nos mananciais. Dessas 76 cidades, 25 estão na região Alto Oeste, 11 na região Agreste, 12 na região central, 13 no Oeste e 15 no Seridó.
A Caern continua preocupada com a falta d’água nos reservatórios e vem desenvolvendo ações de parceria junto aos diversos órgãos que trabalham no combate aos efeitos da seca.
Governo confirma ampliação de ações de combate a seca no RN
Em reunião nesta quinta-feira (19), a presidenta Dilma anunciou ampliação nas ações de combate a seca no país. Após duas horas de reunião, Dilma anunciou um pacote de novas ações no planejamento para ser iniciado ainda este ano. As ações contemplam projetos para adutora de montagem rápida; aquisição de dessalinizadores; perfuração de poços de alta vazão; estações de tratamento de água compactas; carros pipa para zonas urbanas e obras de adaptação para captação do Rio São Francisco.
Todas as ações têm financiamento previsto no Orçamento Geral da União (OGU).
MH

Nenhum comentário:

Postar um comentário