Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Secretaria de Saúde de Natal orienta busca de 2ª dose da Coronavac próximo ao 28º dia após aplicação da 1ª

 Alta procura por vacina contra CoViD provoca aglomerações em pontos de vacinação contra covid em Goiânia 22 600x400 1 Secretaria de Saúde de Natal orienta busca de 2ª dose da Coronavac próximo ao 28º dia após aplicação da 1ª

Com a aplicação da segunda dose da Coronavac paralisada por falta de vacinas, Natal recomenda que a população que tomou a 1ª dose do imunizante que procure os pontos de vacinação próximo ao 28º dia a partir da primeira aplicação. De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde da SMS Natal, Juliana Araújo, isso se explica por estudos que comprovam um aumento de eficácia próximo a 10% para quem toma a 2ª dose entre 21 e 28 dias a partir da 1ª aplicação.

Em entrevista ao Jornal da Manhã Natal nesta quinta-feira (15), a profissional afirmou que foi registrada uma grande procura da população já próximo ao 14º dia da primeira aplicação e citou o aumento da eficácia para a procura no intervalo mais adequado. “Diversos estudos que Ministério da Saúde se pronunciou à respeito comprovam que essa 2ª dose é muito mais eficaz perto do 28º dia. Então a gente orienta a população que deixe para procurar no período entre 21 a 28 dias após a primeira dose”, afirma a gestora.

Um dos estudos citados foi executado pelo Instituto Butantan, mostrando que a eficácia da vacina foi de 62,3% aos que tomaram a segunda dose do imunizante entre 21 e 28 dias após a primeira aplicação contra 50,7% dos que tomaram em um intervalo de 14 a 21 dias. Ainda de acordo com a gestora em saúde, a recomendação posta pela SMS é que, apesar da possibilidade de comparecer entre 14 e 28 dias após a primeira aplicação, existe o aumento na eficácia entre o 21º e 28º dia.

Com a expectativa da chegada de novas doses das vacinas no RN nesta quinta-feira 15, Araújo afirmou que assim que receber as novas doses da Coronavac, será restabelecida a aplicação da 2ª dose do imunizante na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário