Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Bolsonaro acusa Lula de mentiroso, corrupto e amigo de traficantes. E é verdade

 

No primeiro debate do 2º turno, transmitido na noite deste domingo (16/10) pela TV Band em parceria com o UOL, Folha e TV Cultura, o presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou o ex-presidente Lula (PT) de mentir e o associou a traficantes. Destacou, ainda, a relação do petista com governos que, na visão do atual mandatário, são ditatoriais.

O presidente da República também declarou que Lula “quer voltar à cena do crime” e que o petista “fez discurso em cima do caixão da esposa e está se comovendo pela sogra”.

Veja os principais ataques:

“Amizade com bandido”

Bolsonaro afirmou que Lula tem amizade com “bandido” e “traficante”, citando a visita do petista ao Complexo do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro.

“Amizade com bandido. Eu conheço o Rio de Janeiro, o senhor esteve atualmente no Complexo do Salgueiro [sic]. Não tinha nenhum policial ao seu lado. Só traficante”, disse Bolsonaro, ao errar o nome da favela que o ex-presidente Lula visitou nesta semana.

Depois, Bolsonaro afirmou que “o círculo de amizade dele [Lula] nas comunidades não é o povo trabalhador, são os traficantes”.

Acordo com Marcola

Bolsonaro também indicou que Lula teria feito um acordo com o narcotraficante Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção criminosa PCC.

“O seu governo não transferiu o Marcola. Pelo que tudo indica, fez um acordo com o Marcola e com seu Alckmin, que era governador de São Paulo naquele tempo”, disse.

“Fala muito, nada fez”

Bolsonaro afirmou que Lula “fala muito”, mas “na verdade, nada fez”. A resposta foi dada após o ex-presidente dizer que tinha realizado a maior política de infraestrutura da história do Brasil.

Vergonha nacional

Ao falar da transposição do Rio São Francisco, Bolsonaro afirmou que Lula é “uma pessoa fantástica em falar em vergonha nacional”. O presidente da República alegou que o petista negou água para o povo nordestino.

“Então, a grande verdade, o senhor não fez nada pelo Brasil, a não ser transpor dinheiro público para o seu bolso e dos seus amigos”, prosseguiu Bolsonaro, em outro momento.

Amizade com o Foro de São Paulo

Já ao fim do debate, Bolsonaro apostou em críticas sobre a relação de Lula com alguns líderes da América Latina. O atual presidente da República citou países que, na visão dele, seriam comandados por ditadores de esquerda.

“Olha a preocupação que nós temos, o que é que tem de comum entre Lula, Ortega, Chávez, falecido, Maduro, Evo Morales, Fernández da Argentina, Petro da Colômbia? São do Foro de São Paulo. São todos amigos”, afirmou Bolsonaro.

Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário