Páginas

sábado, 8 de abril de 2023

Morre ministro do STJ

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino morreu neste sábado (8), aos 63 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Corte.

Ele realizava um tratamento de saúde, mas ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte nem velório.

O ministro deixa a esposa e dois filhos.

Quem foi Sanseverino

Sanseverino se tornou ministro do STJ em 2010, por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de 2021, passou a atuar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como ministro substituto.

Na Corte eleitoral, relatou e participou de julgamentos sobre o pleito presidencial de 2022, como pedidos de direito de resposta na televisão e de suspensão de propagandas.

Antes de integrar o STJ, o magistrado foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juiz e promotor de Justiça no Rio Grande do Sul.

Sanseverino era doutor e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Composição

Com a morte de Sanseverino, Lula terá que indicar mais um nome ao STJ. Além da vaga deixada por Sanseverino, o petista terá que escolher os substitutos de Felix Fischer e Jorge Mussi, que se aposentaram em agosto de 2022 e janeiro de 2023, respectivamente.

Até o fim do mandato de Lula, em 2026, ainda deixarão a Corte, por aposentadoria compulsória (75 anos), os ministros: Laurita Vaz (outubro de 2023), Assusete Magalhães (janeiro de 2024), Antônio Saldanha (abril de 2026) e Og Fernandes (novembro de 2026).

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário