Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Com estilos diferentes, astros da semifinal buscam recordes na Copa

Miroslav Klose e David Villa duelam na partida entre Alemanha e Espanha
Protagonistas da semifinal entre Alemanha e Espanha, eles têm estilos diferentes. Um joga mais centralizado, dentro da área. O outro se posiciona mais pela esquerda, como um ponta, mas é o atacante mais eficiente de sua seleção. Com quatro e cinco gols na Copa do Mundo, respectivamente, o alemão Miroslav Klose e o espanhol David Villa disputam a artilharia do torneio a cada ataque de suas equipes e estão perto de marcas históricas no torneio da África do Sul.

- São dois tipo diferentes de centroavante. Ambos são famintos por gols e muito perigosos na área, mas o David Villa é um pouco melhor do que Klose - diz Joachim Löw, técnico da Alemanha.

Apesar de ter sido expulso no segundo jogo da Alemanha, na derrota para a Sérvia por 1 a 0 (e, por isso, não jogar contra Gana), Klose é o atacante mais decisivo dos germânicos. Os quatro gols marcados na África do Sul o deixam com 14 na história dos Mundiais, apenas um atrás do recordista Ronaldo. Só que, enquanto o brasileiro já tem um caneco no currículo, o alemão ainda busca esta glória, perdida na final contra o Brasil em 2002.


Klose e Villa têm estilos diferentes (Foto: Reuters)David Villa chegou à Copa do Mundo credenciado pela artilharia na Eurocopa de 2008, com quatro gols. Contudo, o novo atacante do Barcelona se machucou na reta final e não jogou a semifinal e a final, com a Espanha se tornando campeã. Com a má fase de Fernando Torres nesta Copa, ele assumiu a função de protagonista no ataque da Fúria e não vem decepcionando. Marcou cinco dos seis gols espanhóis, apesar de ter perdido um pênalti. Os bons números o colocam na briga para ser o primeiro artilheiro do país em Mundiais, além de estar a apenas um de igualar Raúl na artilharia histórica da seleção (43 a 44).

Colocação x habilidade


Klose é o que podemos chamar de centroavante clássico. O alemão joga dentro da área e percorreu 11,60 quilômetros com a bola (de um total de 27,52 quilômetros). Quando não está com ela, tem de se movimentar bastante por causa do estilo de jogo imposto pelo técnico Joachim Löw. Com a aposta nos contra-ataques, baseada na velocidade dos jovens Thomas Müller e Mesut Özil, o atacante precisa correr um pouco mais para estar sempre bem posicionado. Todos os seus gols foram marcados de dentro da área adversária.

Villa, por sua vez, joga mais aberto pela ponta esquerda do campo, próximo aos meias de criação da Espanha. O atacante participa da maioria das jogadas de ataque do time, correndo 22,5 quilômetros com a bola (de um total de 44,74 quilômetros). Como Fernando Torres ainda não recuperou a forma após a operação no joelho, ele tem sido o jogador da Fúria que mais chutou a cada jogo, com 4,6 conclusões em média.

A posição em que foram marcados os gols de Villa e Klose mostra bem as características dos dois atacantes. O alemão só marcou até agora de dentro da área e sequer arriscou um chute de fora dela. Já o espanhol participa mais da criação das jogadas de ataque e faz mais tentativas de longe do que de perto. Na área, ele gosta muito de fazer gols pela esquerda - já foram três neste Mundial.


Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário