Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quadrilha ataca em Palmácia

Criminosos agiram como vem ocorrendo no Interior cearense. Os PMs da cidade acabaram virando reféns do bando

Um dos bandidos preso é escoltado por policial militar depois de um cerco em todo o Maciço de Baturité. A perseguição aos ladrões deixou a população dali bastante assustada
FOTOS: KELLY FREITAS

Palmácia. Depois de sitiarem diversas cidades do Interior do Estado, conforme divulgado ontem, em reportagem especial, pelo Diário do Nordeste, os bandidos, agora, ousaram mais. Resolveram ´subir´ a Serra de Baturité e atacaram neste Município com cerca de 13 mil habitantes e onde existem apenas duas possíveis rotas de fuga.

A exemplo das outras cidades do Interior do Ceará, somente dois policiais militares faziam a segurança pública de Palmácia, na manhã de ontem, quando, os assaltantes apareceram por volta de 8 horas.

Rendidos

Quatro homens armados de pistolas e encapuzados foram até a Unidade de Segurança Integrada (USI), onde fica o Destacamento da PM local, e renderam os dois policiais - um soldado e um cabo - que estavam de plantão. Os militares foram algemados. Dois assaltantes permaneceram ali enquanto outros dois seguiram adiante, para uma agência dos Correios que fica a cerca de 100 metros do local.

Naquele momento, um funcionário abria a agência, que é correspondente do banco Bradesco naquela cidade. "Assim que o funcionário abriu a agência, foi rendido. Um dos assaltantes ficou do lado de fora dos Correios e o outro entrou com a vítima, obrigando-a a levá-lo até o gerente. Em seguida foram até a tesouraria, de onde roubaram aproximadamente R$ 50 mil", contou o policial civil Edson Sena, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que foi até o local com sua equipe. De acordo com moradores da área, os bandidos efetuaram um disparo para cima antes de fugir. O gerente do estabelecimento, Wilame Campelo, acabou levado como refém, mas foi libertado pouco depois, sem ferimentos.

Veículos

Após o roubo, os bandidos retornaram à USI e atiraram em um dos pneus traseiros da viatura da 2ª Companhia do 4º BPM. Próximo do veículo foram achadas cápsulas de pistola calibre 380 ACP, que recolhidas pela Perícia Forense. Segundo o relato de testemunhas, foram utilizados pela quadrilha dois veículos, um Gol preto de placa HYW-4092 e um Polo branco de placa HXU-3609. "O Gol preto tem placas clonadas e o Polo branco tem placas quentes (autênticas)", confirmou a delegada Marta Monteiro, titular de Guaramiranga, que participou da perseguição aos assaltantes ontem pela manhã.

Poucas horas após o roubo, foram presos no vizinho Município de Pacoti dois homens, identificados como Wellington Acácio de Nojosa, que segundo a Polícia, não tem antecedentes criminais; e Tenildo da Mota Bezerra, que já responde a processos por assalto, receptação, favorecimento à prostituição e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Em poder da dupla foi apreendido o Polo branco, recolhido à Delegacia Municipal de Pacoti. O Gol preto apareceu abandonado, logo depois, no distrito de Volta do Rio, que fica entre os municípios de Pacoti e Palmácia.

Federal

Ainda na tarde de ontem, a dupla foi recambiada para a Superintendência da Polícia Federal. Como o assalto aconteceu em uma agência dos Correios, a investigação passou a ser de competência daquela instituição, que agora, através de investigações, tentará identificar e prender o restante da quadrilha.

Durante todo o resto do dia, equipes das polícias Civil e Militar prosseguiram nas buscas aos outros bandidos que ainda estão foragidos. Por todo o Maciço de Baturité circulavam viaturas da DRF, delegacias de Baturité, Pacoti, Palmácia e Guaramiranga, além de equipes da Polícia Militar de toda a região. Até policiais do grupo Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) da Capital foram enviados para a serra com o objetivo de localizar os assaltantes.

De acordo com informações extraoficiais obtidas pelo jornal, o grupo que atacou a agência dos Correios de Palmácia é ligado ao sequestrador Francisco Márcio Teixeira Perdigão, que fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) na madrugada do dia 21 de agosto último.

Perigosos

Márcio Perdigão ´sumiu´ do IPPS juntamente com outros dois bandidos considerados de altíssima periculosidade. Um deles é o assaltante de bancos e carros-fortes, latrocida e sequestrador Francisco Fabiano da Silva Aquino, ´Fabinho da Pavuna´, que já foi resgatado por sua quadrilha quando era escoltado pela PM em direção ao Fórum da cidade de Maracanaú.

A fuga de Perdigão e de ´Fabinho da Pavuna´ vem sendo motivo de preocupação das autoridades da Segurança Pública.

PROTAGONISTA

Capturado

Segundo a Polícia, trata-se de um bandido que já foi preso outras vezes. Em sua ficha criminal, ele é tido como envolvido em diversos crimes tais como assalto (roubo), favorecimento à prostituição, adulteração em sinal identificador de veículo e concurso de pessoas. O acusado, juntamente com seu comparsa preso, foi transferido para a Polícia Federal, onde será ouvido.

VIOLÊNCIA NO SERTÃO

Reportagem mostrou a insegurança

Matéria publicada na edição de ontem alertou as autoridades sobre os constantes ataques de quadrilhas no Interior

Na edição de ontem, o Diário do Nordeste retratou a onda de insegurança que vem tomando de conta do Interior cearense. Bandidos de altíssima periculosidade, donos de extensa ficha de crimes e com armas de grosso calibre, estão agindo de forma ´livre´ no Interior diante da falta de policiamento ostensivo.

Até a semana passada já havia sido registrado um total de 18 assaltos contra bancos no Ceará, todos no Interior. Ontem, com o ataque ocorrido na agência dos Correios de Palmácia (onde funciona um posto do Bradesco), e, ainda, um roubo frustrado no Banco do Brasil da Avenida Santos Dumont, no Papicu, em Fortaleza, subiram para 20 as ocorrências de assaltos e furtos nos bancos. Alguns deles foram frustrados, mas a maioria terminou no roubo de todo o dinheiro que havia em cofres ou nos caixas eletrônicos.

Na mesma reportagem, foi revelado que a Polícia trabalha com várias vertentes para chegar aos criminosos. Uma das suspeitas diz respeito à presença no Interior cearense de bandidos oriundos do Rio de Janeiro. Seriam integrantes de milícias que atuam nos morros cariocas, mais especificamente, na Baixada Fluminense.

Armamento

A matéria relatou que os assaltantes estão portando armas de grosso calibre, como fuzis, metralhadoras, pistolas e escopetas (carabinas), além de rádios comunicadores, capuzes, coletes à prova de balas, carros roubados e munição de reserva.

Na tentativa de frear a ação dos criminosos, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, mandou publicar no Diário Oficial um ato em que constituiu o ´grupo especial´ com a missão de investigar os assaltos. Mas o que chamou a atenção é que, em sua portaria, Monteiro especificou que a equipe iria investigar, exclusivamente, os assaltos contra as agências do BB.

FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBO
EDITOR DE POLÍCIA/SUBEDITORA

Diariodonordeste

Um comentário:

  1. Grato pela atenção e pelas felicitações, em um dia tão especial para mim. Continue sempre com seu espirito de fraternidade e companheriamo, a cada dia fica mais marcante sua atuação em nossa sociedade pauferrense. Obrigado. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir