Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Sindasp-RN esclarece sobre dinheiro encontrado em presídio de Pau dos Ferros

De acordo com Sindicato, unidades podem ter cantinas para vender produtos aos detentos.

PortalBO/Sérgio Costa
O Sindasp-RN, entidade que representa os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, esclarece que o dinheiro encontrado dentro no Complexo Prisional de Pau dos Ferros não é oriundo de nenhuma ilegalidade e, ao contrário, é respaldado pela Lei de Execuções Penais. O dinheiro é usado pelos presos para compras nas cantinas existentes nessa e em outras unidades.
Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, explica que a Lei de Execuções Penais permite que sejam criadas cantinas nas unidades prisionais para suprir a ausência de produtos que não são fornecidos pelo Estado e que sejam de necessidade básica dos detentos.
No caso do Complexo Prisional de Pau dos Ferros, a cantina oferece aos presos água e gelo. "O Estado não disponibiliza aos detentos água potável, por isso ela é vendida na cantina, juntamente com o gelo".
Além disso, a presidente do Sindicato ressalta que o dinheiro encontrado nas celas é devidamente registrado pela direção do presídio. Os valores citados pela Comissão Especial de Procedimento Administrativo não estavam em apenas uma cela e sim no pavilhão dos presos provisórios, que acomoda 88 internos.
"Todo dinheiro que entra para que os presos possam usar na cantina é catalogado. Já o dinheiro arrecado nas vendas é todo revertido para melhorias no funcionamento da própria unidade prisional, haja vista que a Secretaria de Justiça não fornece tal manutenção", completa.
Diante disso, o Sindasp-RN reitera a confiança no trabalho sério dos Agentes Penitenciários, sempre dentro da legalidade e à luz da Lei de Execuções Penais.

Nota do Blog Nossa Pau dos Ferros RN
Nós que fazemos o Blog nossa Pau dos Ferros RN, reiteramos os votos de confiança a todos os agentes penitenciários e ao diretor do Presidio de Pau dos Ferros Caio Sampaio, sabemos da competência e empenho que esses profissionais tem para manter aquele órgão funcionando.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário