Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR

Atualmente a carreira policial, especialmente a de policial militar, é uma das mais cobiçadas para os concurseiros de plantão. Isso se deve principalmente ao fato do baixo nível das provas do concurso público para admissão de policiais, quer seja oficiais ou praças.

Muitas polícias do Brasil ainda exigem disciplinas consideradas de pouco importância oara serem aplicadas na carreira policial, como História, Geografia, Matemática, etc, não exigindo o mínimo de conhecimento espécifico para a atuação policial, como ocorre em outros órgãos públicos, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e até os Agentes Penitenciários.

Esssa falta de exigência de conhecimentos específicos na prova de admissão ao cargo de policial militar, além de provocar o ingresso de muitas pessoas despreparadas e sem conhecimento jurídico, tão importante na função policial, desvaloriza os seus agentes, já que a falta do conhecimento das leis provoca falhas graves em abordagens policiais.

É preciso urgentemente valorizar a porta de entrada na Polícia Militar, em especial a do RN, para que seus policiais sejam, consequentemente, valorizados. A valorização dos policiais deve começar pelo seu ingresso na categoria, independente do seu nível de escolaridade, exigindo-se disciplinas de conhecimentos específicos, como noções de direito, uma vez que o policial lida diretamente com a Lei.

Já está mais do que na hora de acabar com as provas "feijão com arroz", onde exige-se apenas disciplinas básicas, muitas vezes inaplicáveis na atividade policial. O policial deve estar bem preparado até na hora do seu ingresso na Corporação, uma vez que os Cursos de Formação são ineficientes na formação do agente de aplicação das Leis.

Matéria criada pela Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário