Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Notícias

23/04/2011 -

OS PRESOS CONTINUAM SOLTOS:

Acs PM RN

Na manhã desta quarta-feira uma equipe da ACSPMRN, coordenada pelo Cabo Jeoás esteve na companhia de guarda da PMRN, localizada na zona norte da capital, o objetivo da visita foi fiscalizar in loco o andamento da resolução de alguns problemas denunciados por esta entidade no mês de fevereiro.


Naquela época a denúncia teve repercussão nacional, sendo veiculada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Na época varias promessas foram feitas pela administração pública, mas pelo que foi constatado na visita de hoje, poucas coisas mudaram: os presos continuam soltos no pátio do presídio provisório Raimundo Nonato, as obras continuam paradas e o problema do esgoto a céu aberto foi agravado, a alimentação que antes era feita pelos presos agora é fornecida por uma empresa terceirizada, mas, segundo relatos de policiais e agentes penitenciários a qualidade é insatisfatória.


Novos problemas foram relatados pelos policiais dentre eles a ausência de coletes balísticos e radiocomunicadores, equipamentos indispensáveis para a manutenção da segurança e da comunicação dos que fazem a guarda do local. Outro problema relatado foi a falta de manutenção dos fuzis que ficam nas guaritas em revezamento continuo sem que passe por uma vistoria periódica. Os policiais reivindicaram ainda a cautela individual de fuzis, uma vez que ainda se utilizam, do antigo 7.62, arma já ultrapassada e aposentado por outra forças policiais., estes são utilizados no deslocamento para as guaritas e no horário em que o policial está fora da guarda permanente.
A situação é de insegurança total, principalmente a noite, quando se tem que se deslocar do corpo da guarda para os postos pelas laterais, expondo-se ao risco de confronto. Como se não bastasse, ainda é preciso vencer lama de esgoto e buracos no acesso escuro às referidas guaritas de segurança.
Outra denúncia recebida foi a de que os policiais de férias, são obrigados a devolver para a administração da companhia , a gratificação referente ao trabalho no presídio.


A associação procurou o comando da CIPGD, sendo recebida pelo sargento Malaquias que informou que o retorno das gratificações não é obrigatório e que os policiais voluntariamente investem no melhoramento das condições de trabalho do local, sendo adquiridos para uso próprio equipamentos como TV’s, armários, aparelhos de ar condicionado, gelágua, dentre outros matérias de uso coletivo nos alojamentos e guarda.


A associação ainda visitou todas as guaritas constatando ao precariedade e a falta de planejamento nestas, pois não oferecem condições de visualização do telhado do presídio, possibilitando a condição de fugas como a do ultimo dia 19, onde fugiram oito detentos. Neste caso, os policiais precisam se expor para poderem visualizar o todo do local onde são responsáveis pela segurança, aumentando assim ainda mais o risco do serviço.


Reencaminharemos todas as denúncias ao secretário de justiça e cidadania, órgão responsável pelo sistema, como também ao comando da PM e ao Ministério Público do Estado.

ACSPMRN
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário