Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Ordem do dia – 21 de abril de 2011

Manhã de sábado, 21 de abril de 1792. Há exatos 219 anos, ao mesmo tempo em que foi silenciado o maior expoente da luta pelo alvedrio em nosso país, ecoou por toda nação o grito de liberdade que vem se perdurando até nossos dias. Morre Joaquim José da Silva Xavier e surge o herói Tiradentes, homem idealista, incomum, vanguardista e de elevada nobreza – qualificações estas inerentes às pessoas da mais elevada estirpe.

Nascido em uma fazenda no distrito de pombal, em Minas Gerais, quando adolescente dedicou-se às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu a alcunha de Tiradentes. Alistou-se na tropa da capitania de minas gerais, tendo alcançado o posto de alferes. Inconformado com o volume de riquezas tomadas pelos portugueses e a pobreza em que o povo permanecia, passou a defender, juntamente com Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, a independência da província mineira. Delatado por um dos integrantes do movimento, Tiradentes foi preso, julgado e condenado a morrer na forca.

O sonho do herói custou sua própria existência e, apenas 30 anos após sua execução, a tão almejada liberdade do povo brasileiro foi conquistada, tornando-se um marco no processo histórico de consolidação da democracia e de respeito à cidadania – valores que ainda hoje buscamos e defendemos, em sentido amplo, com o sacrifício da própria vida.

Instituído como patrono das polícias militares e civis do Brasil, a figura de Tiradentes transcende a imagem do mito e nos inspira com o sentimento abnegação e denodo, características intrínsecas aos militares estaduais no exercício de suas atividades profissionais. Os desafios não são poucos no controle da violência e da criminalidade, na promoção dos direitos humanos e garantia da cidadania, contudo maior é a disposição para o trabalho e a vontade de crescermos como instituição, oferecendo a proteção necessária que a povo potiguar exige e merece.

Meus comandados, que o glorioso legado do alferes Tiradentes, na busca heróica pela liberdade, nos proporcione a lucidez necessária no desempenho de nossas atividades e a força imperiosa para a defesa e proteção da sociedade norte-rio-grandense.

Que o Grande Arquiteto do Universo proteja a todos nós.

Francisco Canindé de Araújo Silva – Cel PM

Comandante Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário