Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Crianças vítimas de abusos

Preso em flagrante: Washington Freire Farias, 30, foi cercado por policiais militares do Ronda do Quarteirão em um matagal, tentou fugir, mas acabou sendo capturado
THIAGO GASPAR


Drama familiar: a criança que sofreu a violência dentro de casa chega na delegacia agarrada à mãe e acompanhada por um PM
THIAGO GASPAR




No Bom Jardim, um adolescente abusou do irmão menor. Noutro bairro, um estuprador quase foi linchado


Em menos de 24 horas, dois casos de abuso sexual contra crianças foram registrados pela Polícia. O primeiro ocorreu no bairro Luciano Cavalcante, onde um homem invadiu uma casa e tentou violentar uma menina de oito anos de idade. O segundo, dentro de uma residência, no Bom Jardim, onde um adolescente, de 15 anos, foi flagrado tentando abusar do irmão mais novo, de três anos.


Os dois episódios de violência foram parar nas delegacias de Combate aos Crimes de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) e da Criança e do Adolescente (DCA).


Bom Jardim


No bairro Bom Jardim, o adolescente de 15 anos aproveitou a ausência da mãe, que havia saído para resolver negócios no Centro da cidade e tentou violentar o irmão de três anos. Uma vizinha teria ouvido os gritos da criança e decidiu ir ver o que estava acontecendo, quando, então, encontrou o menino já sangrando.


O adolescente que abusava do irmão tentou fugir da residência, mas foi detido por policiais do Ronda do Quarteirão e levado para a DCA. Segundo relato dos policiais, o acusado tentava estrangular outra irmã, que tentava impedi-lo de violentar o menino. No momento em que a vizinha conseguiu abrir a porta da residência, o garoto tentou impedi-la, mas logo uma patrulha do Ronda chegou ao local do fato.


O menino vítima da violência estava muito assustado, segundo os vizinhos. Ele foi levado numa ambulância do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Outra irmã, de dez anos, chegou depois em casa e disse que o adolescente já havia tentado praticar abusos sexuais contra ela e revelou que o garoto de três anos sempre começava a chorar quando sabia que ia ficar em casa somente com o irmão de 15 anos.


O drama da família agora será acompanhado pelo Conselho Tutelar do Bom Jardim e pela DCA. O adolescente acusado da violência contra o irmão ficará recolhido em um Centro de Triagem onde aguardará uma audiência com o Juizado da Infância e da Juventude após o auto de apreensão em flagrante ter sido concluído. O menino que sofreu a violência foi submetido a exame sexológico.


A mãe dos garotos foi localizada no fim da manhã e levada para também ser ouvida na DCA. A Polícia tenta descobrir se ela sabia da conduta do filho de 15 anos contra os irmãos.


Outro caso


Um homem foi quase foi linchado por moradores da Favela do Brooklin, no bairro Luciano Cavalcante, na madrugada de ontem, e terminou sendo preso ao fugir para um matagal depois de tentar estuprar uma menina de apenas oito anos.


Washington Freire Farias, 30, que já responde a processo na Justiça pela prática de um assassinato, mas estava em liberdade desde 2005, invadiu a casa de uma família naquela comunidade, ontem pela madrugada. Ele entrou no quarto onde a criança dormia sozinha, agrediu-lhe com um soco na boca e usou as mãos para que a garota não gritasse. Em seguida, despiu a menina e se despiu.


Segundo a Polícia, quando o acusado iniciava os atos libidinosos a menina gritou e acordou os pais e vizinhos. A família correu atrás do estuprador e os vizinhos ajudaram. Populares começaram a bater no acusado, na tentativa de linchá-lo, mas ele se esquivou e conseguiu fugir para um matagal na Avenida Rogaciano Leite.


A Polícia Militar foi acionada. "Estávamos rondando a área quando recebemos o acionamento para uma ocorrência de agressão na esquina da Avenida Rogaciano Leite com a Rua Josias Mendes. Quando chegamos ao local indicado, perto do matagal, populares ainda gritavam, à procura do acusado. Foi quando soubemos que se tratava de um estuprador que fugia da população. Cercamos o matagal e conseguimos localizá-lo", contou o soldado Marden, da viatura do Ronda do Quarteirão RD-1084, que atua no Jardim das Oliveiras e no Luciano Cavalcante.


O acusado do crime foi conduzido à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), para onde também foram levadas a criança e seus familiares, além de vizinhos, que testemunharam o crime. A menina ali ainda assustada, e agarrada à mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário