Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

México bate a França por 2 a 0 deixando os Bleus em situação delicada na Copa


Em jogo de vida ou morte, México fez por onde e vence a França por 2 a 0 nesta quinta-feira, deixando os Bleus em situação delicada no Grupo A da Copa do Mundo de 2010. Hernández e o experiente Blanco assinalaram os gols da vitória mexicana no Peter Mokaba.

Agora os mexicanos atingiram quatro pontos conquistados assumindo a vice-liderança do grupo, atrás do Uruguai, que leva a melhor no saldo de gols. A França é a terceira, com apenas um ponto, assim como a África do Sul.

TENSÃO ANTES DE A BOLA ROLAR

França e México entraram no gramado do Peter Mokaba com a mesma necessidade: vencer o confronto para continuar com chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Muito pela vitória do Uruguai por 3 a 0 sobre a África do Sul. Com o triunfo, a Celeste assumiu a liderança do Grupo A.

A ansiedade era facilmente notada nos semblantes dos jogadores antes mesmo de a bola rolar. Perfilados para a realização dos Hinos Nacionais, franceses e mexicanos demonstravam total ciência da importância do resultado positivo. E foi assim desde o apito inicial até o último silvo do árbitro Khalil al-Ghamdi.

O JOGO

Quando a bola rolou foram os mexicanos que tomaram a iniciativa de ir em busca da primeira vitória no Mundial. Tanto que antes dos vinte minutos iniciais, o México chegou por três vezes com perigo à meta do goleiro Lloris. Logo aos 2, Giovani dos Santos carimbou a trave esquerda do arqueiro francês, mas o atacante estava em posição irregular.

Pouco tempo depois, Rafael Márquez lançou com perfeição Vela que de frente para o gol isolou a Jabulani. O camisa 11 minutos após perder chance clara sentiu a coxa e teve de ser substituído pelo técnico Javier Aguirre. Ousado, o treinador, que escalara três homens de frente para a partida, manteve o estilo de jogo colocando Barrera.

PRESSÃO MEXICANA

No 4-3-3, o México justificou o esquema tático nas ações ofensivas e levou perigo em mais algumas oportunidades. O lateral Osorio teve em seu lado duas boas oportunidades. Explorando a ponta esquerda, o camisa 3 deu trabalho para Sagna na correria que implantou durante os primeiros 45 minutos. Em uma delas, o canhoto finalizou de perna direita, de bico, forçando Lloris a defender.

Ainda antes do intervalo, Gio dos Santos ainda tentou mais uma investida, e novamente a bola passou perto. Apenas aos 44 o goleiro Pérez fez a sua primeira defesa na partida. Anelka, que mal pegou na bola, arriscou da entrada da área de perigo para o goleiro. Fim de primeiro tempo do ataque do México contra a defesa dos Bleus.

SEGUNDO TEMPO

Ciente de reagir era mais do que necessário, o técnico francês Domenech voltou com uma alteração para a etapa final. Trocando um atacante pelo outro, o treinador sacou Anelka colocando Gignac. Mesmo assim, a substituição não fez efeito logo de cara, até porque a partida ficou bastante nervosa por ambos os lados, principalmente pelos mexicanos.

NERVOSISMO À FLOR DA PELE

Após um primeiro tempo tranquilo, antes dos primeiros 10 minutos o México foi punido com dois cartões amarelos. A França também não deixou por menos no quesito falta. O jogo parou em demasia, bastava a bola ultrapassar a o meio de campo para os jogadores pararem o lance da maneira que desce, de carrinho ou agarrando o adversário, franceses e mexicanos abusaram.

OUSADIA DE AGUIRRE É PREMIADA COM O GOL

O técnico mexicano não demorou para mexer na equipe. Aos 9, Aguirre lançou o quarto atacante. Hernández entrou no lugar do meia Juárez. Pouco depois, o experiente Blanco substituiu o Franco. O gol não demorou a chegar. Aos 19, Hernández dominou em posição irregular, driblou Lloris e fez justiça ao placar no Peter Mokaba, 1 a 0 México.

Aos 32, Abidal faz pênalti em Barrera. O experiente Blanco vai para a cobrança e garante a vitória por 2 a 0 do México.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 0 X 2 MÉXICO

Estádio: Peter Mokaba , Polokwane (AFS)
Data/hora: 17/06/2010 - 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Khalil al-Ghamdi (ARA)
Auxiliares: Hassan Kamranifar (IRÃ) e Saleh al-Marzouqi (EAU)
Público: 35.370 pagantes
Cartões amarelos: Toulalan (FRA); Franco, Juárez, Moreno (MEX)
Cartões vermelhos: -
Gols: Hernández, 19'/2°T (0-1); Blanco, 33'/2°T (0-2)

FRANÇA: Lloris, Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Diaby, Malouda e Govou (Valbuena, 23'/2°T); Ribery e Anelka (Gignac, intervalo). Técnico: Raymond Domenech.

MÉXICO: Pérez, Osorio, Moreno, Rodríguez e Salcido; Rafael Márquez, Juárez (Hernández, 9'/2°T) e Torrado; Giovanni dos Santos, Vela (Barrera, 31'/1ºT) e Franco (Blanco, 17'/2ºT). Técnico: Javier Aguirre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário