Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeitura capacita agentes de Saúde para combater a mortalidade infantil

O Secretário Fabrício Torquato: Essa capacitação vai ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde.
A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início a capacitação de todos os seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para receberem orientações sobre temas relacionados ao pré-natal, parto e puerpério, pois Pau dos Ferros é um dos nove municípios prioritários, dentro do Estado do Rio Grande do Norte, para o Pacto de Redução da Mortalidade Infantil.
O Pacto foi assinado entre o Governo Federal e os Governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal e também os Estados do Nordeste. Mediante ações cooperadas e solidárias entre governos Federal e Estaduais, com a participação dos municípios, buscam o enfrentamento dos problemas do analfabetismo, da mortalidade infantil, do sub-registro civil e do baixo dinamismo econômico no meio rural destas regiões.
Para enfrentar estas questões, os municípios, através de seus Planos Municipais de Resolução da Mortalidade Infantil, apresentaram propostas englobando os cinco eixos, que são eles: 1 - Qualificação da Atenção ao Pré-Natal, Parto e Recém-Nascido; 2 - Educação na Saúde; 3 - Gestão da Informação; 4 - Vigilância do Óbito Infantil; 5 - Fortalecimento do Controle Social, Mobilização e Comunicação.
Dentro do eixo Educação na Saúde, teve início uma Capacitação para Redução da Mortalidade Infantil para os Agentes Comunitários de Saúde do município. Este treinamento, que terá duração de 3 semanas, está acontecendo na Escola Municipal Professora Nila Rêgo.
Segundo Fabrício Torquato, Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, os Agentes de Saúde já acompanham gestantes durante toda a realização do pré-natal e também no pós-parto, com assistência integral à mãe e ao bebê, durante o primeiro ano de vida. “Essa capacitação vai ampliar o universo de conhecimento dos agentes e as ações dos ACS afim de prepará-los para situações mais delicadas” - assegura.
Após a conclusão deste treinamento para os Agentes de Saúde, todos os outros profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família do Município, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, passarão por esta mesma capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário