Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia surpreende, vira o placar e vence a Nigéria

Goleiro nigeriano fez belíssimas defesas mas acabou entregando o ouro
Pelo que se viu no primeiro jogo de cada uma das seleções, foi zebra. E pelo histórico em Copas também. A Grécia derrotou a Nigéria por 2 a 1 nesta quinta-feira, em Bloemfontein, e se manteve na briga por uma das vagas do Grupo B às oitavas de final da Copa do Mundo. Vale lembrar que os gregos nunca haviam marcado um gol sequer em Copas.

Após a derrota por 2 a 0 para a Coreia do Sul, não era esperado que fossem fazer frente à Nigéria, que perdeu para a Argentina mas chegou a sufocar os hermanos. E o goleiro nigeriano Enyeama, que fechou o gol contra a Argentina e durante boa parte deste jogo, acabou sendo crucial para a vitória grega.




Em um jogo tão aberto o placar não demorou a mudar. Logo aos 15 do primeiro tempo, após certo equilíbrio, Uche cobrou falta e o que era para ser um cruzamento virou gol. Odemwingie atrapalhou o goleiro Tzorvas que não viu a bola. Nigéria 1 a 0.

O time africano tentava o segundo quanto Kaita quase pôs tudo a perder. Aos 33, o nigeriano foi expulso e a Grécia cresceu em campo. O técnico Otto Rehhagel lançou o atacante Samaras no lugar do volante Sokratis. E aos 40 Enyema teve de trabalhar para evitar o pior.

No minuto seguinte, Taiwo salvou uma tentativa de Samaras em cima da linha do gol. Mas aos 43 não teve jeito: Salpingidis bateu de fora da área, a bola desviou em Haruna e não deu chances para Enyeama.

A Grécia voltou para a segunda etapa animada, afinal tinha um homem a mais em campo. Aos 13, o lance mais interessante da partida: Salpingidis bateu forte, Enyeama fez grande defesa e armou o contra-ataque. Lá na frente, porém, Obasi perdeu sem goleiro após Haruna desperdiçar outra chance clara.

E, conforme o velho ditado, quem não faz... Sobrou até para Enyeama. O goleirão que estava fechando a meta da Nigéria entregou a bola nos pés de Torosidis, dando rebote em um chute que parecia fácil. Resultado: a virada dos gregos, que venceram e seguem vivos na Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA

GRÉCIA 2x1 NIGÉRIA

ESTÁDIO: Free State, Bloemfontein
DATA E HORA: Quinta-feira, 17 de junho de 2010, às 11h (de Brasília)
ÁRBITRO: Oscar Ruiz (COL)
AUXILIARES: Abraham González e Humberto Clavijo (COL)
PÚBLICO: 31.593 presentes
CARTÕES AMARELOS: Sokratis, Tziolis (GRE)
CARTÃO VERMELHO: Kaita (NIG), aos 33'/1ºT
GOLS: Uche (0-1), aos 12'/1ºT; Salpingidis (1-1), aos 43'/1ºT; Torosidis (2-1), aos 25'/2ºT

GRÉCIA: Tzorvas, Kyrgiakos, Vyntra, Papadopoulos e Torosidis; Sokratis (Samaras, 37'/1ºT), Tziolis e Katsouranis; Salpingidis, Karagounis e Gekas (Ninis, 34'/2ºT)
T: Otto Rehhagel

NIGÉRIA: Enyeama, Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile, 10'/2ºT, depois Afolabe, aos 32'/2ºT)); Etuhu, Haruna, Kaita e Uche; Odemwingie (Obasi, intervalo) e Yakubu
T: Lars Lagerback

Nenhum comentário:

Postar um comentário