Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Filho do técnico salva americanos da derrota contra Eslovênia

Michael Bradley, filho de Bob, faz o gol de empate após Estados Unidos estarem perdendo por 2 a 0 para os eslovenos
Bradley finalzia sem chances para o goleiro Samir Handanovic (Foto: EFE)

Guilherme Martins
RIO DE JANEIRO (RJ)

Entre em contato


Em uma partida emocionante, Eslovênia e Estados Unidos empataram por 2 a 2 e seguem vivos na briga por uma das vagas nas oitavas de final. O empate, porém, saiu com sabor de derrota para os eslovenos. Após deixar a primeira etapa vencendo por 2 a 0, a seleção sucumbiu no segundo tempo e viu os EUA tomarem conta do jogo. Além disso, com a vitória, a Eslovênia estava com a classificação assegurada.

Já pelo lado dos EUA, o empate tem sabor de vitória - que poderia ter conquistado não fosse o gol mal anulado de Edu no fim do jogo. Basta a seleção americana vencer a frágil Argélia na última rodada, em Pretória, para assegurar a classificação. Além disso, foi uma superação da família Bradley.

ESLOVÊNIA COMEÇA LOGO COM DOIS GOLS

Logo no início da partida, Dempsey chegou com o cotovelo na cabeça do atacante Ljubijankic. Ensaiou-se um princípio de confusão, mas o juiz apenas advertiu o volante americano e não aplicou cartão. A Eslovênia, marcando por pressão, se aventurava em rápidos contra-ataques, enquanto os americanos se defendiam.

A primeira boa chance do jogo foi dos eslovenos. Após boa jogada de Birsa pela direita, Novakovic de frente para o gol furou e perdeu a oportunidade. Aos 12, a Eslovênia abriu o placar. Após boa torca de passes no meio de campo, Birsa soltou uma bomba indefensável e Howard apenas observou.

Após sofrer o gol, os americanos acordaram na partida e partiram para cima dos eslovenos. Donovan fez bela jogada, mas acabou sendo desarmado na hora de concluir. Como diz o ditado, quem não faz leva. Aos 41, os norte-americanos foram castigados: Ljubijankic recebeu na frente e tocou na saída de Howard para ampliar.

FAMÍLIA BRADLEY SALVA OS ESTADOS UNIDOS

Bob Bradley mudou o time para a segunda etapa. Feilhaber - nascido no Rio de Janeiro - e Edu entraram nas vagas de Findley e Torres, respectivamente. Logo aos três minutos, as alterações surtiram efeito. Donovan entrou pela direita e encheu o pé, para diminuir para 2 a 1. Na sequência, o que se viu foi um vrdadeiro bombardeio por parte dos americanos, mas a bola custava a entrar.

MAIS COPA:
- LANCENET! entra de graça e sem credencial no Soccer City
- Fifa desmente sumiço de jogadores da Coreia do Norte
- Dunga fecha mais um treino da Seleção Brasileira
- Imprensa francesa critica atuação contra o México: "Impostores!"
- Costa do Marfim espera por Drogba, mas aposta no coletivo
- Veterano, Blanco entra para a história da seleção do México
- Valdívia vira desfalque no Chile contra a Suíça

A Eslovênia, com a classificação encaminhada, passou a administar a vantagem e esperar o melhor momento para contra-atacar, enquanto os Estados unidos seguiam no ataque. Aos 24, Donovan cobrou falta e a bola sobrou para Altidore, que encheu o pé, obrigando Samir Handonovic a fazer ótima defesa.

Após tentar e não marcar, o técnico Bob Bradley foi para o tudo ou nada ao sacar o zagueiro Onyewu e colocar o atacante Gomez. A insistência americana continuou e foi recompensada. Aos 38, após ajeitada de Altidore, Bradley, o filho do treinador, empatou a partida.

Aos 40, Edu, em posição legal, virou a partida para os EUA, mas o auxiliar assinalou o impedimento do atacante, para o desespero dos americanos que conseguiriam uma virada histórica.

O empate acaba sendo uma recompensa para o treinador que foi ousado e colocou a equipe para o tudo ou nada. Além disso, Bob viu seu filho, Michael, ser o herói da partida. Com o empate, a Eslovênia fica com quatro pontos e pode ser desbancada da liderança pela Inglaterra, seu próximo rival. A classificação, que estava próxima, complicou, e os americanos ainda sonham com a vaga: basta vencer a Argélia.

FICHA TÉCNICA
ESLOVÊNIA 2 X 2 ESTADOS UNIDOS

Estádio: Ellis Park, em Johannesburgo (AFS)
Data-Hora: 18/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Koman Coulibaly (MLI)
Auxiliares: Redouane Achik (MAR) e Inácio Cândido (ANG)
Público: 45.573 presentes
Cartões amarelos: Cesar, Suler, Kirm e Jokic (ESL); Findley (EUA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Birsa 12'/1ºT (1-0), Ljubijankic 41'/2ºT (2-0), Donovan 3'/2º T (1-2) e Bradley 38'/2ºT (2-2)

ESLOVÊNIA: Samir Handanovic, Brecko, Suler, Cesar e Jokic; Radosavljevic, Koren, Birsa (Dedica 42'/2ºT) e Kirm; Novakovic e Ljubijankic (Pecnik 28'/2ºT, depois Komac 49'/2ºT) - Técnico: Matjaz Kek.

ESTADOS UNIDOS: Howard, Cherundolo, Demerit, Onyewu (Gomez 34'/2ºT) e Bocanegra; Torres (Edu - Intervalo), Bradley, Dempsey e Donovan; Findley (Feilhaber - Intervalo) e Altidore - Técnico: Bob Bradley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário