Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Natal lança pôster oficial da Copa 2014

A capital potiguar lançou neste domingo (25), o seu pôster oficial de cidade-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em cerimônia realizada na Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial e cartão postal da cidade. Além de Natal, as outras onze cidades-sedes também lançaram seus pôsteres oficiais neste domingo, em uma ação coordenada com a FIFA. O pôster tem por objetivo representar a identidade da cidade-sede, assim como tornar-se mais uma ferramenta para promover também o turismo local. O evento deverá trazer uma média de 300 mil visitantes para a capital potiguar.
Secult-RNA cerimônia de apresentação do pôster ocorreu na manhã deste domingo (25), no Forte dos Reis MagosA cerimônia de apresentação do pôster ocorreu na manhã deste domingo (25), no Forte dos Reis Magos

O lançamento do pôster natalense reuniu autoridades, desportistas, artistas locais, o deputado federal João Maia e secretários de Estado. Cerca de 200 pessoas acompanharam as apresentações de grupos culturais típicos da cidade e região Nordeste como Brincantes, Pastoril, Boi de Reis, Chegança e Araruna. 

O pôster e o Boi de Reis

Representando a cultura potiguar em sua essência e seus grupos folclóricos que inspiram e representam o nosso estado, o Pôster Oficial é trazido pelo Boi de Reis, que homenageiam os Reis Magos, símbolo constante do município do Natal e da Fortaleza do Reis Magos. 

Folguedo icônico, o Boi de Reis tem sua origem no teatro popular medieval da Península Ibérica. Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi. Apresenta-se em 6 de janeiro, dia de Reis, e se prolonga até 3 de fevereiro, quando ocorre a festa de São Brás. O número de integrantes varia entre doze e vinte, que formam alas com personagens, dentre eles o Boi, Pai Francisco, Catirina, Doutor, Ema, Vaqueiro e Urubu.

Histórico

A Copa do Mundo da FIFA 1998TM na França foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Estudantes de arte da França foram convidados a oferecer desenhos para sua Sede como parte da campanha do COL nacional. Na Copa da Alemanha em 2006, pela primeira vez, as sedes foram convidadas pela FIFA e pelo COL para criarem seus próprios desenhos do Pôster da Sede.

Com informações da Secult-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário