Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

POSTAGEM ESPECIAL A TODOS GUERREIROS DO GTO

O quê é o Grupo Tático Operacional - GTO da PM, no Rio Grande do Norte?

O GTO significa Grupo Tático Operacional da PM/RN foi criado em 1998 com o nome de GOE (Grupo de Operações Especiais). Em 2000 passou a denominar-se GTC (Grupo Tático de Combate) e em 2008 passou a GTO. A nomeclatura pouco importa, pois foi criado para evitar e combater assaltos a bancos no RN, com a desarticulação das grandes quadrilhas de assaltantes, hoje atua no policiamento ostensivo em grandes eventos e realiza operações em áreas de Caatinga no combate ao crime organizado no interior do Estado. 
Foram várias as ações de combate ao crime no Sertão do Rio Grande do Norte, dentre elas vários confrontos com assaltantes de bancos, que anteriormente tinha maior poder de fogo e de pessoal, caçada a fugitivos de presídios na Caatinga e principalmente a ação preventiva a roubos a bancos, onde existiam cidades que eram tomadas por bandidos. 
Distribuidos nas cidades de Nova Cruz, Goianinha, Santa Cruz, Currais Novos, Parelhas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, João Câmara, Macau, Patú, Alexandria, Pau dos Ferros, Apodí, Mossoró e Assú, forma-se um cinturão de segurança, onde sempre tem uma guarnição do GTO próximo as pequenas cidades, que o efetivo seja insuficiente. O GTO é a tropa de choque do Sertão do RN, com armamento e treinamento diferenciado.
Essa foi uma materia publicada pelo GTO ASSU. 
Aqui em Pau dos Ferros os possiveis integrantes do GTO passam por um estágio onde aprendem várias tecnicas , desde aulas de sobrevivênçia na caatinga , nós e amarrações, pratica de rapel, abordagem, mapeamneto regional, treinamento físico militar, armamento e tiro, entre outras que são sigilo. Tudo isso se faz necessário para o bom desempenho da atividade nesta área tão inóspita como é a caatinga. Confira agora algumas fotos do ultimo estágio de admissão do GTO de PAU DOS FERROS:































Muitos querem, mas poucos podem

  Sim tropa de elite,

isso não é para quem quer, mas para quem realmente pode.
poucos são os que sabem apreciar e dar valor a detalhes,
muitas são as banalidades da vida e os banais que as acompanham...
As vezes a vida é como saber apreciar um whisk,
vc deve saber ressaltar suas qualidades para que ele se destaque,
e não simplesmente jogar 5 pedras de gelo e fingir que sabe o que esta fazendo...

pense nisso...

4 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTE GRUPO TÃO CONCEITUADO QUE É O DE PAU DOS FERROS, EM ESPECIAL AO SUB SIGMÁ, QUE SEMPRE TEM DEMOSTRADO CONHECIMENTO E TÉCNICA AOS SEUS SUBORDINADOS, FAZENDO COM QUE TODOS SEJAM CADA VEZ MAIS APERFEIÇOADOS NO QUE DIZ RESPEITO AS TÁTICAS POLICIAIS. LEMBRO-ME QUANDO FORMADO EM PAU DOS FERROS, NO 1° PELOTÃO NO ANO DE 2000, NO QUAL TIVE COMO INSTRUTOR ESSE TÃO HABILIDOSO HOMEM: NA ÉPOCA: SGT SIGMÁ!! PARABÉNS MAIS UMA VEZ. SD CÉSAR - POLÍCIA AMBIENTAL DO RN - www.protetoresambientaisrn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente é de dá orgulho ter um grupo tático tão respeitado como o de Pau dos Ferros. Dá orgulho em saber que eu conheço todos eles e saber que estamos com homens tão dispostos e habilidosos. Parabéns, a todos esses homens que estão sempre a frente das ocorrências mais perigosas;Ao Sub Sigmá, o eterno respeito e agradecimento pela dedicação e carinho com que ele trata toda sua tropa, uma prova viva de que o respeito se adquire com trabalho e humildade e não impondo sua graduação ou posto. Sd. Franciélio

    ResponderExcluir
  3. Realmente o grupo de pau dos ferros tem bons homens e com boa disciplina e,tem a frente um grande comandante que é o sub Sigmá,que pena que o estado não dar boas condições de trabalho nem para os grupos nem para a PM como um todo.

    ResponderExcluir
  4. Eé realmente é uma grande alegria ter solsados assim na cidaded pau dos feros, mas os trinamneots num chegam nem perto dos treinamentos do meu batalhão q é o exercito d natal chamado 16 bi mtz.........

    ResponderExcluir