Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

O município de Água Nova alcançou o primeiro lugar em Saúde Pública do RN no índice FIRJAN



O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (IFDM) destaca o município de Água Nova, localizado na região do Alto Oeste, como sendo o primeiro colocado no ranking da ÁREA DE SAÚDE entre os 167 municípios potiguares, pesquisados pela federação carioca.

Os indicadores que estão sendo divulgados agora, em 2011, pela Firjan, avaliou, também, os 5.564 municípios brasileiros sob os aspectos de emprego e renda, educação e saúde.  No estudo realizado no território norte-rio-grandense, o município de Água Nova atingiu a marca de 0,9768 de 1,000 possível e alcançou o primeiro lugar.

Já o município de Encanto ficou na 45ª colocação e São Miguel do Gostoso, no Leste do Estado, amargou a última posição.
Muitos fatores contribuíram para que Água Nova atingisse essa marca. A Estratégia Saúde da Família, como eixo norteador da Atenção Básica junto à equipe de saúde local, exerceu papel preponderante para o alcance de metas e melhoria significativa dos indicadores de saúde do município.
As principais ações estão voltadas para a assistência integral à saúde da mulher e da criança, controle de hipertensão arterial, diabetes mellitus e outros agravos de evolução crônica, ações de vigilância epidemiológica, que visam quebrar a cadeia de doenças transmissíveis, cobertura vacinal, atendimento odontológico voltado, principalmente, para a prevenção de cáries dentárias e outras afecções da boca.
A prefeitura viabiliza, também, a realização de exames laboratoriais básicos, garantia de referências para consultas e exames de média e alta complexidades, ações educativas contínuas e sistemáticas, através da equipe multiprofissional do PSF e agentes comunitários de saúde, controle das endemias, através de seus agentes, assistência integral à saúde do idoso, garantia e fornecimento de medicamentos e insumos, dentre muitas outras ações executadas pelo município.   
A Administração Governando Com o Povo, através da Secretaria de Saúde, tem possibilitado a realização de serviços que vêm garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde para toda população aguanovense.
Para a prefeita, Iliene Carvalho, o índice da Firjan, que aponta o município de Água Nova como o primeiro colocado na área de saúde do Rio Grande do Norte, é uma demonstração clara de que os investimentos realizados – nesse campo prioritário do seu governo - estão surtindo os efeitos desejados. 

“Fico feliz em saber que o trabalho da nossa gestão está sendo reconhecido em nível estadual e nacional. Porém, não existe nenhum orgulho ou glória pessoal. Os resultados positivos são frutos do esforço coletivo da nossa brilhante equipe multiprofissional que procura dar o melhor de si para que a população de Água Nova receba um serviço de saúde com a qualidade que tanto merece”, destacou a prefeita, Iliene Carvalho, acrescentando que não existem gastos com saúde e sim investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário