Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Policial Militar da Força Nacional morre em confronto em Rondônia


Um militar da Força Nacional de Segurança morreu em confronto com invasores da Floresta Nacional do Bom Futuro, em Rondônia, durante uma operação de desocupação da área nesta quinta-feira (14).

De acordo o Ministério da Justiça, o soldado Pedro Luiz Souza Gomes, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi atingido por um disparo de arma de fogo pela manhã. Ele foi socorrido no local, mas não resistiu.

Um grupo de 14 homens da Força Nacional estava na área de preservação, situada entre Porto Velho e Ariquemes, para acompanhar trabalhos de reconhecimento da área por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), etapa de preparação para a desocupação.

"Durante a ação policial, os invasores reagiram, lançando várias unidades de coquetel molotov, bem como pedras e pedaços de madeira", diz trecho da nota do Ministério da Justiça.

"Os policiais reagiram com a utilização de bombas de efeito moral, contudo os manifestantes continuaram as ações agressoras e acertaram o interior de uma viatura com um coquetel molotov, o fogo se alastrou e queimou o veículo", relata o ministério.

De acordo com a Polícia Militar de Rondônia, ao menos dez pessoas foram detidas no local e levadas para a sede da Polícia Federal em Porto Velho. A PM informou que há feridos entre os invasores, mas não soube precisar quantos são.

Representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça de Rondônia e dos órgãos que participam da operação na Floresta Nacional do Bom Futuro foram convocados para reunião nesta tarde com o secretário de Segurança de Rondônia, Marcelo Bessa, para definir as providências que serão tomadas após o confronto.

Na quarta (13), policiais miliares e invasores da área de preservação também entraram em confronto. Os ocupantes da área chegaram a destruir uma ponte para impedir que os militares deixassem o local, e um carro da Força Nacional acabou ficando preso na ponte. De acordo com a PM, houve reforço na quantidade de policiais enviados nesta tarde para a área do conflito.

A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004 pelo Planalto para apoiar Estados em crise na segurança pública. Dispõe de um efetivo flutuante de cerca de 1.300 policiais civis e militares, bombeiros e peritos, recrutados nos Estados.

Segue trecho de uma mensagem que chegou via SMS no meu celular, enviada do local:

Repassando sobre a morte do FN:

"Srs aki é o Ten Mesquita. É com pesar e muita dor q confirmo o falecimento do Sd Pedro, que morreu guerreando até o fim assim como todos nos. Temos todos os colegas aki bastante machucados, porém a dor maior tem vindo da alma pela perda do companheiro. Estive c ele até os últimos instantes, junto com o Sd Duca e outros policias, porém o socorro mais próximo ficava a 120 km de estrada de chão o, apoio aéreo solicitado não chegou e ele n resistiu. Fomos emboscados gastamos cerca e 8 caixas de munições químicas e elastomero em quase 4 horas de confronto, fomos atacados por mais de 100 coquetéis molov, tivemos uma viatura incendiada e um policial baleado covardemente e a queima roupa em retaliação a um manifestante baleado ontem no confronto c a PF e COE. Revidamos os disparos o que foi a nossa única oportunidade de evadir do local. Ainda n temos informações de feridos do outro lado, porém tivemos uma vtr queimada por uma chuva de 7 coquetéis molotov, uma carabina, uma 12 e um lançador que queimaram na vtr e a perda irreparável do colega. Neste momento estamos precisando muito do apoio de todos vcs. É um sentimento inenarrável o q sinto agora relatando isso p os srs em lagrimas. Obrigado companheiros!"

Fonte: Folha de São Paulo

O Comandante do destacamento da Polícia Militar de Buritis falou sobre o confronto ocorrido entre uma guarnição da Força Nacional e moradores do distrito de rio Pardo em Rondônia. Segundo o Comandante, os manifestantes quebraram um prédio em construção da Polícia Militar, queimaram pontes,e cercaram os policiais que tentaram dispersar o tumulto.

"A Força Nacional tinha uma missão de verificar a possibilidade de policiais ainda como reféns, porém uma parte agressiva dos manifestantes rendeu a guarnição e alvejou um policial onde o colete utilizado por ela não protegia", disse o Comandante.

Após serem informados sobre a gravidade da situação, guarnições policiais de municípios próximos se encaminharam para a região para tentar retirar ao menos o policial que havia sido baleado.

"Os policiais tentaram resgatar o policial baleado mas os manifestantes partiram contra a vida dos policiais, mas pouco tempo depois conseguimos retirar os policiais cercados, mesmo com troca de fogo entre a polícia e os manifestantes. Retiramos a policial baleada que foi levada ao hospital de Candeias do Jamari, infelizmente ela não chegou com vida ao hospital", afirmou o Comandante.

O Comandante também não descarta hipótese de mais pessoas baleadas devido a intensidade do confronto, porém, viaturas continuam realizando rondas por toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário